XV Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta busca aprimorar gestão das associações comunitárias - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

XV Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta busca aprimorar gestão das associações comunitárias

XV Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta busca aprimorar gestão das associações comunitárias
novembro 16, 2015 FAS

XV Encontro de Lideranças do Bolsa Floresta busca aprimorar gestão das associações comunitárias

16/11/2015

Foi aberta na tarde desta segunda-feira (16) a 15º edição do Encontro de Lideranças do Programa Bolsa Floresta (PBF), evento que reUne comunitários de várias regiões do Amazonas para discutir o desenvolvimento das atividades do Programa no interior do Estado.  O encontro é promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) e conta com a participação de órgãos governamentais e não-governamentais, além de instituições do segmento socioambiental do Estado. A abertura acontece a partir das 9h no Auditório Lidia Parisotto, sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus.
Estiveram presentes no evento o presidente do Conselho de Administração da FAS, Luiz Fernando Furlán, o vice-presidente, Lírio Parisotto, o superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, além do secretário de Estado do Meio Ambiente (Sema) Ademir Stroski, do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, e da diretora-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo.
O Encontro de Lideranças é uma oportunidade de promover integração institucional entre Fundação, parceiros e associações comunitárias das UCs, além de debater de forma conjunta as políticas pUblicas federais, estaduais e municipais para a melhoria de qualidade de vida das reservas. O evento também busca capacitar as lideranças para a melhoria da gestão das associações, discutir e implementar e avaliar o sistema de indicadores de gestão do Bolsa Floresta.
“Esse é um encontro muito importante para a FAS e para os ribeirinhos, pois todos nós iremos avaliar juntos o desempenho do Bolsa Floresta. Todos os líderes terão oportunidade de falar sobre os desafios nas comunidade e dialogar com vários atores da sociedade, já que contamos com a presença de várias instituições que atuam junto às Unidades de Conservação (UCs) para registrar suas demandas”, afirmou o superintendente geral da FAS, Virgílio Viana.
O presidente do CAD da FAS, Luiz Fernando Furlán, enalteceu o papel dos ribeirinhos na construção de uma economia mais sustentável, destacando a necessidade de empoderamento das comunidades que ajudam a proteger a floresta.
 “Quando criamos a Fundação, tínhamos a certeza que o século XXI é o século da economia verde. Hoje, quando com mais de 9 mil famílias participantes, temos a certeza que os ribeirinhos precisam estar à frente disso, cuidando daquilo que é seu, não esquecendo de onde vieram e pra onde querem ir”, enfatizou o presidente do CAD da FAS, Luiz Fernando Furlan.
O titular da Sema, Ademir Stroski, enfatiza que o governo busca valorizar o contato com os ribeirinhos, como ponto de partida para as mudanças em curso na esfera pUblica.
“Vamos valorizar as comunidades ribeirinhas com projetos de extensão rural, de regularização ambiental e projetos de turismo de base comunitária, com várias outras instituições parcerias”, declaro o titular da Sema, Ademir Stroski.

Programação

Amanhã (17), alternativas para o desenvolvimento de atividades por meio dos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente (Fumcad) de cada cidade serão debatidas com os ribeirinhos, que destina recursos para iniciativas que apoiem o desenvolvimento da infância em caráter local. O objetivo é empoderar as associações comunitárias, assegurando que parte desse recurso também seja implementado nas zonas-rurais de cada município.
Os avanços e desafios do Bolsa Floresta estarão em debate na quarta e quinta-feira (18 e 19), onde serão discutidas com os participantes inovações na metodologia do Programa. A ideia também é debater com a comunidade acadêmica os desafios no Seminário de Avaliação do PBF, que acontece quinta a partir das 14h do Auditório SamaUma, Bloco I da Faculdade de Ciências Agrarias, Setor Sul da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Na sexta-feira (13) entram em pauta uma avaliação dos indicadores das associações de moradores e recomendações para seu aprimoramento do PBF, em um diálogo direto da FAS com os ribeirinhos.