AGENDA INDÍGENA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

AGENDA INDÍGENA

AGENDA INDÍGENA
janeiro 25, 2023 FAS

AGENDA INDÍGENA

25/01/2023

Parentas que fazem

Promover a qualificação digital e apoiar financeiramente projetos de mulheres indígenas para o fortalecimento da bioeconomia da Amazônia e do bem viver dos povos indígenas, esse é o objetivo do ‘Parentas que fazem’. 

ARQUEARIA INDÍGENA

A Arquearia Indígena é um projeto coordenado pela Agenda Indígena da FAS, com apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e da Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco). O objetivo é contribuir e apoiar diretamente para a promoção e o fortalecimento da cultura, imagem e autoestima das populações indígenas no Amazonas. Através do projeto, os beneficiários recebem acompanhamento, instrução, avaliação, treinamento e alimentação para crescer no esporte e disputar competições regionais, nacionais e internacionais.

CANOAGEM INDÍGENA

A canoagem é uma prática tradicional que está presente no cotidiano das populações indígenas do Amazonas. Pensando nisso, a FAS em parceria com Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), idealizou o projeto Canoagem Indígena, com o objetivo de valorizar os jovens por meio do esporte. Desde então, o projeto já beneficiou cerca de 60 atletas indígenas e ribeirinhos das comunidades Três Unidos, Nova Kanã e São Sebastião que fica na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro, administrada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema).

Agenda Indígena
julho 31, 2020 FAS

Agenda Indígena

31/07/2020
Mulheres indígenas em reunião na Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

Em 2018 a FAS criou a Agenda Indígena, resultado de diálogos com diversas instituições e lideranças indígenas locais ao longo da sua existência. O marco de criação ocorreu durante o diálogo “La Amazônia que Queremos”, promovido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazônia) e FAS, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com instituições indígenas da Amazônia peruana como ECA Amarakaeri,  Federação Nativa do Rio Madre de Deus (Fenamad), Associação Nacional de Empresas Concessionárias de Serviço Público de Áreas Portuárias (Anecap), Associação Interétnica para o Desenvolvimento da Floresta Tropical Peruana (Aidesep) e da Amazônia brasileira, Coiab.

Os eixos prioritários da agenda são saúde, educação, gênero e geracional, produção sustentável e mudanças climáticas. As ações estão baseadas na Teoria da Mudança da FAS, que numa perspectiva adaptada às especificidades amazônicas, trabalha com a conservação da floresta em pé e a melhoria da qualidade de vida de ribeirinhos.

A Agenda propõe-se a ampliar o escopo de sua atuação com povos indígenas que vivem em comunidades e Terras Indígenas (TI), além de fortalecer as ações com os povos que vivem nas 16 Unidades de Conservação (UC) onde a FAS já atua, implementando programas e projetos relacionados aos Planos de Vida Plena e Bem Viver dos Povos Indígenas da Bacia Amazônica.

No âmbito dos projetos já desenvolvidos pela FAS, destacamos a Arquearia Indígena, Canoagem Indígena, Empreendedorismo Indígena com Mulheres e Jovens, e Saúde Indígena.

 

 

 

Conheça os projetos da Agenda Indígena da FAS