PRO-ESPECIES : FAS Amazônia

Pró-espécies: Programa de Conservação da Vida Selvagem 

Consiste num conjunto de iniciativas em educação ambiental desta agenda voltadas à conservação ambiental. Desde de 2016 foi iniciado um Grupo de Trabalho para desenhar um projeto piloto de ações, o GT de Fauna e Flora, com representantes da SEMA, Fundação Biodiversitas, INPA, University of East Anglia, ICMBio. A partir da construção coletiva, surgiu a proposta piloto chamada Pró-espécies. O programa foi executado em parceria com a SEMA e Fundação Biodiversitas durante o período de setembro de 2016 a outubro de 2017 nas comunidades Terra Preta e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Acajatuba (RDS do Rio Negro).

Diante destes resultados o Programa Pró-Espécies por meio do Projeto Amazonas Sustentável, com parceria firmada com a Petrobras, têm atuado no fortalecimento do monitoramento ambiental participativo e a conservação da biodiversidade. Tendo como principais objetivos: selecionar espécies-alvo prioritárias, promover ações de educação ambiental sobre a importância e benefícios da conservação da biodiversidade e promover ações de monitoramento participativo.

As iniciativas estão concentradas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, com base na comunidade Punã, por meio do Núcleo de Conservação e Sustentabilidade Professor Márcio Ayres e com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O público envolvido são jovens matriculados na escola do núcleo e professores da rede pública estadual e municipal. Tendo por objetivo do projeto, promover a sensibilização sobre conservação de espécies, disseminar conhecimentos localmente e estimular o protagonismo dos jovens.