Em 2024, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) reforçou seu compromisso com a Amazônia, gerando impactos reais na conservação da floresta e no bem-estar das comunidades. Com um trabalho dedicado ao desenvolvimento sustentável, a FAS alcançou marcos importantes ao longo do ano.
FAZIMENTOS EM NÚMEROS
14.697.173
hectares conservados em áreas
com atuação da FAS em 2024
60.418
pessoas beneficiadas com projetos
e programas da FAS em 2024
29%
de aumento de faturamento bruto
das cadeias do artesanato e turismo
28%
redução no desmatamento em
16 Unidades de Conservação apoiadas pela FAS
86%
das pessoas colaboradoras
nasceram na Amazônia
34
auditorias independentes aprovadas
sem ressalvas (2008 a 2024)
Esses resultados refletem o esforço contínuo da FAS em promover a conservação da floresta e o fortalecimento da economia local, garantindo que as comunidades possam prosperar de forma sustentável. Como exemplo, temos Adriana de Siqueira, moradora e empreendedora da comunidade ribeirinha Santa Helena do Inglês. Hoje, ela possui sua pousada e recentemente alcançou seu diploma do curso tecnológico em Gestão de Turismo.
“Nunca imaginei que iria me formar em uma universidade e agradeço muito à FAS e a Nilton Lins por terem colaborado conosco. Hoje somos guerreiros e estamos nos formando. Então, nunca desistam dos seus sonhos”, destaca Adriana.
Neste relatório, além dos números de impacto, são apresentadas histórias de transformação que marcam o trabalho da FAS na Amazônia.
“O resultado que tivemos ao longo de 2024 mostra o quanto a FAS tem investido no fortalecimento das populações e em projetos de Soluções Baseadas na Natureza, mostrando que é possível promover a prosperidade com sustentabilidade para comunidades e aldeias da Amazônia profunda. Seguimos com o propósito de cuidar das pessoas que cuidam da floresta e nos orgulhamos do trabalho que tem sido feito há 17 anos”, afirma Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.
Confira os impactos que marcaram o ano de 2024 para a FAS:
CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Foto: Fernando Sette
A FAS tem impulsionado a conservação ambiental na Amazônia por meio de parcerias com governos e projetos inovadores. Um exemplo é o “Parque Estadual Ambiental das Árvores Gigantes da Amazônia”, criado com o apoio da FAS, que abrange 560.000 hectares de floresta e foca na conservação de árvores de grande porte.
Além disso, a FAS também concluiu, em 2024, os pagamentos do “Programa Guardiões da Floresta”, beneficiando 11.548 famílias que desempenham um papel crucial na proteção das Unidades de Conservação (UCs) da região.
Confira abaixo a websérie do projeto Árvores Gigantes:
EDUCAÇÃO E CIDADANIA

Foto: Bruna Martins
A educação e cidadania são pilares fundamentais no trabalho da FAS, com projetos que impactam diversas pessoas na Amazônia. Em 2024, a FAS fortaleceu a atuação de educadores no interior do Amazonas, oferecendo cursos de formação e materiais didáticos adaptados às realidades locais.
“Nós saímos do tradicionalismo da escola para envolver a comunidade ribeirinha e mostrar o quão grande é a nossa educação.”, comenta Lucilene Almeida, professora na comunidade Monte Sinai (AM), sobre a formação pedagógica para professores realizada pela FAS em Itapiranga (AM).
Além disso, a FAS tem empoderado a juventude amazônica para ser protagonista do seu futuro. Por meio de iniciativas como os “Encontros de Jovens” e o “Congresso da Juventude da Floresta”, realizados em quatro municípios e com a participação de 534 jovens, o projeto tem sido um espaço para debates e soluções inovadoras para os desafios locais.
MITIGAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Em 2024, a FAS fortaleceu sua atuação nesse eixo, com ações que impactaram diretamente a vida de 1.800 pessoas beneficiadas por sistemas de captação e tratamento de água potável em comunidades da Amazônia. Além disso, a formação de 964 líderes sobre práticas de REDD+ reflete o empenho em capacitar as comunidades para o uso sustentável das florestas e a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Esses números são a prova de que, por meio de ações concretas, a FAS está contribuindo para a adaptação das comunidades aos desafios climáticos e para a construção de um futuro mais resiliente para a Amazônia.
“É a primeira vez que nossa comunidade tem tratamento de água. Estou feliz por causa da água que é limpa e para todo mundo consumir.”, enfatiza Leidiane Laranjeiras Seixas, moradora da Comunidade Cuianã, RDS Piagaçu-purus (AM).

Foto: Orlando Júnior
SAÚDE E BEM-ESTAR
A FAS tem se dedicado a melhorar a saúde e o bem-estar das populações indígenas e ribeirinhas da Amazônia, levando cuidados médicos essenciais a quem mais precisa. Em 2024, a FAS implementou o programa “Adeus Mosquito”, da SC Johnson, que vai beneficiar diversas comunidades na zona rural e urbana de Manaus ações educativas para prevenção contra à proliferação de mosquitos que transmitem doenças como dengue, zika e malária.
Além disso, a formação de agentes comunitários de saúde e o acesso a profissionais de medicina, enfermagem e psicologia têm ampliado a cobertura de saúde para as áreas mais remotas. A FAS também passou a integrar o Conselho Estadual de Saúde do Amazonas, representando as organizações socioambientais e contribuindo para decisões que visam a melhoria da qualidade de vida dos amazonenses.
Veja o vídeo sobre a capacitação da campanha Adeus Mosquito:
SOCIOBIOECONOMIA AMAZÔNICA
A FAS tem sido um catalisador no fortalecimento da sociobioeconomia amazônica, incentivando a criação de soluções sustentáveis que beneficiam diretamente as comunidades locais. Através de iniciativas que promovem o fortalecimento das cadeias produtivas, a FAS apoia manejadores de pirarucu e o uso de tecnologias inovadoras para agregar valor a produtos locais, gerando novas oportunidades econômicas. Em paralelo, o apoio ao Turismo de Base Comunitária (TBC) e à capacitação de mulheres tem contribuído para a inclusão socioeconômica e o empoderamento das populações da região.
Projetos como as “Parentas Que Fazem”, que fortalece a liderança de mulheres indígenas, e o “Empreendedoras da Floresta”, que treina mulheres em gestão de negócios e acesso a mercados, estão promovendo a valorização dos saberes tradicionais e a geração de renda.
“Estou muito feliz em poder fazer parte desse projeto tão potente, que o resultado virá como arte, moda e muito afeto.”, comenta Maurício Duarte, estilista amazonense e parceiro no projeto “Parentas que Fazem”.
Confira o vídeo da oficina do projeto “Parentas Que Fazem” que aconteceu em Parintins (AM):
GESTÃO E TRANSPARÊNCIA
A FAS se destaca pela gestão transparente e pela eficácia de suas ações socioambientais, com processos auditados e aprovados com excelência.
Em 2024, a organização deu um passo importante ao iniciar a implementação de projetos de cooperação financeira via banco alemão KfW, enquanto aprimorava seus sistemas de gestão com a integração de tecnologias avançadas, como o SAP Datasphere e o SAP Analytics Cloud. Essas ferramentas possibilitam uma visão holística e análises integradas de operações e programas, otimizando a alocação de recursos e mensurando o impacto social e ambiental das iniciativas.
Além disso, a FAS avançou na gestão de pessoas, com o lançamento de um Plano de Remuneração e Desenvolvimento e a implementação de uma Política de Diversidade, promovendo a valorização dos colaboradores e a construção de um ambiente inclusivo.

Foto: Fernando Sette
O último ano foi marcado por grandes conquistas, mas 2025 promete ser ainda mais transformador. Estamos prontos para enfrentar os desafios e avançar na construção de um futuro mais justo e sustentável para a Amazônia e suas populações. Juntos, seguimos cuidando de quem cuida da floresta.