EDUCAÇÃO - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO
agosto 11, 2022 FAS

EDUCAÇÃO

11/08/2022

O Programa de Educação para a Sustentabilidade (PES) implementa, desde 2012, um conjunto de projetos que visam oferecer modelos educacionais replicáveis que promovam uma educação relevante, contextualizada e inovadora visando a formação integral de pessoas que possam ser protagonistas do desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia.

A atuação do PES está estruturada em três eixos: educação relevante, cidadania e políticas públicas. Na primeira, a proposta entende a floresta como uma grande sala de aula, na cidadania, um olhar com ações e atitudes que promovam a equidade, a justiça, o respeito, a ética e liberdade das pessoas que vivem na floresta. Por último, o eixo de políticas públicas para estabelecer parcerias que possibilitem a elaboração de estratégias que promovam o desenvolvimento das comunidades.

EM NÚMEROS (2022)

46

———–

Cursos e oficinas

315

———–

Comunidades impactadas

925

———–

Estudantes nos Núcleos de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (NIEDs)

13.778

———–

Pessoas beneficiadas em projetos de educação

MISSÃO

Oferecer modelos educacionais replicáveis que promovam uma educação relevante, contextualizada e inovadora visando a formação integral de pessoas que possam ser protagonistas do desenvolvimento social, econômico e ambiental da Amazônia.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

FORMAL

Escolas FAS, ensino fundamental, médio e médio, ensino superior, cursos profissionalizantes.

VOCACIONAL

Educação ambiental, empreendedora e vivencial.

INFRAESTRUTURA

Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Solar Community Hub.

GALERIA

Educação para a Sustentabilidade
julho 31, 2020 FAS

Educação para a Sustentabilidade

31/07/2020
Jovem escrevendo em seu caderno em sala de aula no interior do Amazonas.

O programa
e seus componentes

Promover o direito à educação, saúde e cidadania em comunidades ribeirinhas é um dos objetivos estratégicos da FAS para o alcance do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Por isso, desde 2012, a Fundação estabeleceu o Programa Educação para a Sustentabilidade, que implementa um conjunto de projetos e iniciativas para promover o acesso à educação relevante, aos direitos, à arte e cultura, à formação profissionalizante e atenção básica de saúde nas Unidades de Conservação onde atua.

Os projetos e ações do PES estão voltados ao desenvolvimento de soluções e políticas públicas direcionadas à atenção integral da primeira infância da criança ribeirinha, à mobilização para o acesso a direitos de adolescentes e jovens, à educação básica, complementar e profissionalizante em áreas remotas e ao desenvolvimento de modelos de saúde voltados para a realidade amazônica, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Conheça um dos nossos Núcleos

Espaços para a educação profissionalizante e complementar em áreas remotas

Escola; Alojamento escolar; Casa do professor; Base para colaboradores