pt Português
pt Português
pt Português

Amazônia. Somos mais de 20 milhões de pessoas. Vivemos ao longo de 59% do território nacional e estamos presentes em 9 estados brasileiros. Se fôssemos um país, seríamos o 6º maior do mundo em extensão. Nossa biodiversidade é valorizada em todo o planeta. Nossas culturas, saberes alimentares e expressões artísticas começam a ser reconhecidas pela riqueza que sempre tiveram. 

mais de 28

milhões de pessoas

 

 

9

estados brasileiros

59%

do território brasileiro

 

 

maior do mundo em extensão

*se a Amazônia fosse um país

Agora, se formos olhar para a política do Brasil, onde estão nossas vozes? Nossos rostos, sonhos e necessidades estão sendo representados na Câmara, no Senado e na Presidência? Nos governos estaduais e municipais? 

Nas eleições de 2022, a Amazônia deve estar no centro das discussões. Em debate, queremos ver projetos de futuro para a nossa região, com qualidade de vida, prosperidade social e conservação das nossas florestas e rios. Queremos compromisso político com o nosso chão e o nosso povo.

Por isso, chamamos todos os amazônidas a participar das eleições, desde agora. Temos menos de 100 dias para conhecer os candidatos, as propostas, os planos de governo de cada uma e um e, conferir, qual o lugar da Amazônia neles. Vamos pesquisar, nos informar, comparar e confrontar ideias, e fazer uma escolha. Uma escolha por nós e pelo Brasil.

Eu Voto na Amazônia Viva.

 

Quem somos

As campanhas “Eu Voto na Amazônia Viva” são feitas por muitas mãos e mentes que sonham com um horizonte mais digno para a Amazônia e seus habitantes. Nosso ideal é estimular o diálogo entre a sociedade civil dentro e fora da Amazônia Legal e fortalecer a defesa socioambiental no território. Para termos, nos próximos mandatos, mais políticas pela conservação da floresta, com foco na agenda climática e na valorização da diversidade e defesa dos direitos dos povos indígenas e populações tradicionais

Nossas campanhas

“Eu Voto na Amazônia Viva” é o selo que une duas campanhas de comunicação dedicadas aos povos que moram, trabalham e ajudam a construir os nove Estados da Amazônia Legal. O ponto de encontro dessas duas mobilizações está resumido no nosso nome em comum. Para manter a Amazônia em pé, fértil e fazer dela mais protegida, justa e próspera, começamos com a participação de todas e todos nas urnas. No próximo dia 2 de outubro de 2022, cada voto conta para eleger plataformas que coloquem a Amazônia nas prioridades do país. Nossas frentes são:

Combate às fake news

Caô. Lorota. Invencionice. Ou, na boa gíria amazônica, potoca. Todas podem ser sinônimo das fake news, um fenômeno muito atual e presente nas nossas vidas. Está em mensagens que chegam no nosso WhatsApp. Em links duvidosos que esbarramos na internet. Pode estar também em uma das tecnologias mais antigas conhecidas pela humanidade: o boca-a-boca. 

Mas quando a mentira deixa de ser engano e tem intenção, método e alcance estamos lidando com fake news, uma arma que pode ser muito perigosa e ameaçar nosso ambiente democrático. Sem clareza, sobre o que é fato ou não, como podemos tomar decisões certas? Onde buscar dados e referências #reais&oficiais sobre a Amazônia, nosso território comum, em preparação para as eleições? Pensando nisso, preparamos alguns conteúdos com fontes confiáveis e certificadas para você se informar melhor. 

Confira nosso vídeo sobre discursos mentirosos que circulam sobre as unidades de conservação na Amazônia:

Conscientização para o voto (Voto na Amazônia Viva)

 

Com informações seguras em mãos e uma boa pesquisa nas plataformas das candidatas, candidates e partidos, é hora de agir. Exercer o voto consciente e sensível pela Amazônia inteira e por sua Amazônia também. 

Cada eleitor amazônida tem a sua. Pode ser um bairro, um município. Uma vila, uma comunidade, uma região metropolitana ou rural. Cada pedacinho de Amazônia conta. Nós votamos na Amazônia, para que ela permaneça viva para as próximas gerações de amazônidas.

O que eu posso fazer?

Pra começo de conversa, verifique se sua situação eleitoral está regularizada para, em outubro, você exercer o direito democrático do voto: 

Em seguida, conheça o Portal Farol Verde para conhecer as propostas de pré-candidatos e candidatos alinhados com a defesa socioambiental:

NOSSA REDE

Fundação Amazônia Sustentável (FAS)

Executora/Associada

APOIO

PARCEIROS