O futuro da Amazônia está junto com seus povos, moradores ancestrais dos territórios, conhecedores dos meandros dos rios e dos caminhos das matas. Indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos.
O futuro da Amazônia é uma via de escuta e aprendizado que se dá olhando no olho, estando presente. O futuro que queremos para a Amazônia é uma construção diária, um processo que se faz ao longo de várias mudanças, e que vinga pela constância e persistência apaixonadas. O futuro que queremos para a Amazônia começou a ser sonhado por nós em 2008. Ano em que nascemos de fato como organização: Fundação Amazônia Sustentável.
Nosso passado já estava impregnado desse futuro que almejamos e que se manifesta em nosso jeito de ver e agir no mundo, que para nós é do tamanho dessa Amazônia: com desenvolvimento sustentável, justo, inclusivo e digno, pelas pessoas e com as pessoas. Não existe outro caminho de futuro sem a nossa gente, que sempre cuidou e continua a cuidar da floresta e das águas. Unidos, resistimos, apesar de todo agravo e tanta injúria.
Aos 15 anos, celebramos parte desse futuro que chegou. Ecossistemas conservados (em parceria com as populações locais, reduzimos o desmatamento em 53% em áreas com projetos de conservação coordenados pela FAS). Comunidades fortalecidas, com direitos assegurados à educação (instalamos 9 Núcleos de Inovação e Educação para Desenvolvimento Sustentável – Nieds na Amazônia) e saúde (66 pontos de telessaúde ativos na região), esporte e lazer. Com pessoas engajadas em projetos coletivos que geram renda para suas famílias, ao passo que valorizam a Amazônia em pé (negócios de turismo sustentável apoiado pela FAS faturaram mais de R$ 15 milhões nos últimos anos).
Com o apoio de programas e projetos em Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (TIs) e outras áreas onde atuamos, estes são exemplos presentes, ainda que localizados e infelizmente minoritários dentro do vasto e desigual panorama amazônico, mas que apontam para um futuro possível para a região.
“Somos uma instituição que tem um olhar para o meio ambiente, mas o foco nas pessoas. As agendas social e ambiental se casaram na FAS de uma forma muito singular, o que nos deu oportunidade de criar novas referências para o terceiro setor na Amazônia”
Virgilio Viana | Superintendente-geral da FAS
É em direção a esse futuro que seguimos caminhando, articulados em rede com um conjunto crescente de parceiros da sociedade civil, do ativismo socioambiental, da academia, do empresariado e de governos amazônicos e também em nível nacional e internacional. Para que a Amazônia viva se perpetue, com todos e para todos. Afinal, o futuro da Amazônia é feito pela gente. A gente é Amazônia.
LINHA DO TEMPO
15 ANOS EM FAZIMENTOS
Desde 2008, a Fundação Amazônia Sustentável está presente nos territórios amazônicos, nas florestas e nas cidades, propondo soluções que contribuam com a conservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das populações locais. Percorremos milhares de quilômetros Amazônia adentro, para chegar mais longe, conhecer melhor nossa região, auxiliar no planejamento e implementação de políticas públicas, e poder impactar positivamente a vida dos amazônidas. Nossa trajetória até aqui foi feita de muito aprendizado, trabalho e realizações, que orgulhosamente gostamos chamar de “fazimentos”. Para nós, fazimento é palavra coletiva, que só tem sentido no plural, e significa esse ato contínuo de realizar novos caminhos, mais sustentáveis, inclusivas e dignas, para a Amazônia. Convidamos você a conhecer um pouco dessa história, que é a nossa contribuição para o futuro da Amazônia, a partir de alguns dos nossos principais fazimentos em 15 anos de FAS: