Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia - FAS Amazônia : FAS Amazônia

Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia

APRESENTAÇÃO

 

Todo cidadão do mundo depende da Amazônia. Armazenando 0,65 bilhão de toneladas de carbono a cada ano, a floresta Amazônica é essencial para estabilizar nosso clima. É o lar de centenas de grupos étnicos com conhecimento único das florestas, bem como da mais rica biodiversidade do planeta. Os rios amazônicos e as chuvas alimentam o resto do continente sul-americano. A Amazônia é um sistema de suporte de vida global, regional e local – e todos dependemos disso.

Mas a Amazônia enfrenta uma crise sem precedentes. Nas últimas décadas, uma “economia baseada no desmatamento” vem sendo estabelecida, onde apenas algumas commodities são priorizadas. Como resultado, a Amazônia agora absorve um terço a menos de carbono do que há uma década, deixando de ser um depósito líquido de carbono e tornando-se uma grande emissora de carbono. À medida que as chuvas se tornam menos confiáveis devido a uma combinação de desmatamento, degradação, incêndios e mudanças climáticas, os setores da agricultura e a indústria vem sendo ameaçados. E como a população local se vê excluída das decisões políticas, seu futuro e o futuro da Amazônia estão em risco. Se o desmatamento continuar no mesmo ritmo (a perda de floresta está se aproximando de 20%) e as temperaturas continuarem subindo, os cientistas estão prevendo um colapso da floresta.

É necessária uma ação urgente e integrada, uma vez que todas as nossas vidas dependem disso. Existem muitas iniciativas inspiradoras espalhadas pela Amazônia com o objetivo de salvaguardar seu futuro. Mas essas diversas políticas, empreendimentos e projetos lutam para se conectar uns aos outros, para fornecer impulso para uma mudança sistêmica ou para lidar com as causas subjacentes do desmatamento. Se faz necessário o desenvolvimento de novas abordagens que não apenas ampliem e conectem os programas bem-sucedidos existentes, mas que permitam que novas atividades econômicas verdes surjam, prosperem e se tornem comuns.

 

 

Pensando neste ambiente, a Fundação Amazônia Sustentável, em parceria com a Coalizão de Economia Verde (Green Economy Coalition – GEC em Inglês), lançou em setembro de 2020 o Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia, que tem sede em Manaus/Amazonas, e congrega mais de 53 organizações (sociedade civil, empresas, trabalhadores, governos, agências internacionais da ONU e acadêmicos) conectadas a outros sete Hubs em todo o mundo, comprometidas em acelerar a transição para uma economia regenerativa, verde e inclusiva na Amazônia.

FRENTES DE AÇÃO

Somos um Hub de conhecimento e ação local, regional e global no coração da Amazônia que valoriza e incentiva soluções inovadoras que partam do coração da floresta amazônica e sejam centradas nas pessoas e na conservação do capital natural. Realizamos estudos pioneiros acerca do desenvolvimento da bioeconomia amazônica, favorecendo o desenvolvimento de capacidades, conectando iniciativas e experiências locais que subsidiem a formulação de políticas subnacionais e nacionais para alavancar a agenda de bioeconomia na região e surgimento de novos investimentos para a Amazônia.

Nossa abordagem é sistêmica e integrada buscando endereçar os principais gargalos para a dinamização de uma bioeconomia amazônica, seguindo as frentes de ação:

Geração de Conhecimentos e Capacidades 

Desenvolvimento dos estudos Estudo técnico detalhado sobre a importância estratégica da filantropia como alavanca para o desenvolvimento bioeconômico da Amazônia, em parceria com o Instituto Humanize e Protagonismo Indígena para uma Agenda de Bioeconomia Inclusiva na Amazônia em parceria com a Agenda Indígena da FAS.

Articulação Intersetorial 

Participação ativa nos principais fóruns nacionais e internacionais sobre o tema bioeconomia e coordenação do Grupo de Trabalho Bioeconomia na Amazônia do Projeto Regional para a Amazônia dos Membros da SDSN Amazônia da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Rede SDSN Amazônia) na Pan-Amazônia.

Políticas Públicas Verdes e Advocacy 

Desenvolvimento do projeto Country Case Studies and Synthesis on Integrating Natural Capital into Government Post-Covid Economic Decision-Making em parceria com o International Institute for Environment and Development – IIED no âmbito do Programa Economics For Nature da Green Economy Coalition.

Mecanismos Financeiros Inovadores

Desenvolvimento do Laboratório Negócios da Floresta no pós-COVID 19: Os novos paradigmas para os negócios da Amazônia Profunda na RDS do Uatumã com apoio do Green Economy Coalition e colaboração do Programa de Empreendedorismo da FAS.

Eventos

Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica

Mainstreaming in Nature in COVID Economic Recovery

Amazonia es Demasiada Grande para Colapsar Transformando la Economía Basada en la Deforestación en una nueva Economía Verde Y Inclusiva en la Amazonia

PUBLICAÇÕES

Paper de discussão
Hub de Economia Verde
e Inclusiva da Amazônia

Documento de estratégia
Hub de Economia Verde
e Inclusiva da Amazônia

VÍDEOS

Webinar de lançamento do Centro de Economia Verde e Inclusiva da Amazônia

Venha fazer parte do Hub de Economia Verde e Bioeconomia da Amazônia

Outros idiomas