Diálogos: segundo evento do ciclo vai abordar papel dos governos locais para o fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia - Hub de Bioeconomia Amazônica

Diálogos: segundo evento do ciclo vai abordar papel dos governos locais para o fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia

O segundo evento do Ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” acontecerá na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto, das 14h às 15h30 (horário de Manaus), com transmissão ao vivo pelo canal da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) no YouTube (guarde na agenda e salve o link). O evento digital é aberto ao público e gratuito. Preencha o formulário e se inscreva. 

Sobre o projeto

A iniciativa é uma realização do Hub de Bioeconomia Amazônica, que é secretariado pela FAS, em parceria com a Green Economy Coalition (GEC). Tem o objetivo de aprofundar o debate sobre bioeconomia amazônica, amplificar soluções e formular propostas que promovem uma bioeconomia inclusiva na Amazônia, partindo da experiência e visão plural de diferentes atores. 

O Ciclo “Diálogos para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia” tem o apoio do International Institute for Environment and Development (IIED) e é financiado pelo Partners for Inclusive Green Economy (PIGE) .

A “Bioeconomia amazônica no centro da política: O papel dos governos locais para o fomento de um bioeconomia inclusiva na Amazônia” é o tema central desta edição. Entre os debates, destaque para a abordagem sobre o papel dos governos locais para o fomento de uma bioeconomia inclusiva.  

“O diálogo tem a intenção de apoiar discussões sobre a importância de se ampliar a incidência e o fortalecimento de políticas subnacionais que estão centradas na valorização do capital natural e o papel destas políticas para o desenvolvimento da região amazônica. Também traz luz sobre a razão pela qual, apesar de tantas oportunidades, nem a Amazônia nem a bioeconomia regional têm sido incluídas como grande fator econômico sustentável nas decisões do país”, comentou a facilitadora global do Hub de Bioeconomia Amazônica, Marysol Goes.

O superintendente geral da FAS, Virgilio Viana será o mediador do evento, que terá também a diretora de mudanças climáticas, serviços ambientais e bioeconomia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (SEMA -PA), Camille Bemerguy; o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação (SEDECTI/AM), Angelus Figueira; a  pesquisadora da Embrapa – AP e Cientista-Visitante do Museu de História Natural de Paris e Centro de Inovação do Cirad em Montpellier,  Ana Euler; a Gerente adjunta de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais na TNC e Co-líder da Força Tarefa de Bioeconomia da Coalizão Brasil pelo Clima, Florestas e Agricultura, Juliana Simões; e o Gerente Regional de Relações Institucionais e Advocacy – ICLEI América do Sul, Bráulio Diaz.  

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica 

O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. A rede tem parceria da Green Economy Coalition – uma das maiores alianças de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs. Saiba mais em https://bioeconomiaamazonia.org/

Quer ser membro da rede e colaborar com o crescimento da bioeconomia inclusiva na Amazônia? Acesse o site e saiba como participar. 

Create your account