A crise do clima é uma realidade e populações na Amazônia estão entre as mais atingidas pelos seus efeitos. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) atua no combate às mudanças climáticas na região amazônica, focando em iniciativas que promovem a resiliência de comunidades ribeirinhas e populações periféricas e apoiam governos regionais em políticas de conservação ambiental e redução de desmatamento e queimadas.
Mudanças climáticas estão relacionadas a alterações significativas e duradouras nos padrões climáticos globais ou regionais, geralmente associadas ao aumento das temperaturas devido à ação humana, como a queima de combustíveis fósseis e o desmatamento. Essas mudanças podem incluir fenômenos como aumento do nível do mar, alterações na precipitação, e eventos climáticos extremos, afetando ecossistemas, economias e sociedades. A compreensão, adaptação e a mitigação dessas mudanças são essenciais para garantir um futuro sustentável.
A FAS também investe em educação e informação sobre mudanças climáticas e os benefícios ambientais, sociais e econômicos associados à proteção do meio ambiente. Esses projetos não apenas fortalecem a capacidade de pessoas e comunidades de lidar com os impactos das alterações do clima, mas também incentivam práticas sustentáveis que contribuem para a mitigação dos efeitos dessas mudanças na Amazônia.
Com iniciativas voltadas para o enfrentamento da crise climática adaptadas a diferentes territórios e realidades da Amazônia, o trabalho da FAS propõe que o desenvolvimento sustentável, a mitigação e a adaptação climática podem criar um futuro mais resiliente e próspero para os povos da região:
ALIANÇA ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA
É uma coalizão para o enfrentamento das mudanças climáticas, em resposta aos efeitos extremos que impactam a Amazônia e seus povos, como as secas históricas de 2023 e 2024. Idealizada pela FAS, a Aliança já conta com o apoio de 80 organizações da sociedade civil, empresas e institutos de pesquisa. A coalizão mapeou os pontos mais atingidos pela seca e mobilizou doações de alimentos, água potável, remédios e outros itens de primeira necessidade para as comunidades e áreas isoladas.
Em outra frente da Aliança Adaptação Climática, pesquisadores e analistas acompanham as flutuações do pulso de inundação da bacia hidrográfica do Rio Amazonas e fatores climáticos para identificar tendências e fornecer recomendações em apoio a governos estaduais e municipais no combate a eventos extremos e para ações de adaptação climática.
A Aliança Adaptação Climática é um movimento cidadão e coletivo de combate aos efeitos da crise climática na região amazônica.
Foto: Rodolfo Pongelupe
ÁGUA+ ACESSO
Realizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Fundación Avina e Coca-Cola Brasil, o projeto Água+Acesso fornece água tratada e própria para consumo direto nas torneiras das casas dos comunitários, promovendo melhoria na qualidade de vida, saúde e higiene. A iniciativa beneficiou 1,6 mil pessoas no estado Amazonas que foram afetadas pela seca histórica de 2023.
Focado em mitigar os impactos das mudanças climáticas, o projeto envolve a instalação de sistemas de captação, tratamento e armazenamento de água potável para os comunitários da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçu-Purus (AM). A tecnologia adotada nas comunidades se beneficia do uso de energia sustentável por meio de painéis fotovoltaicos e está ligada a uma estação de tratamento de água. Ao todo, esta abordagem permitirá fornecer 56 milhões de litros de água potável por ano, por meio de quatro sistemas instalados.
CURSO REDD+ NA AMAZÔNIA
Promovido pela Fundação Amazônia Sustentável, em parceria com a Mitsubishi Corporation Foundation for the Americas (MCFA), o curso visa fortalecer e compartilhar conhecimentos a líderes locais no uso sustentável das florestas e no aproveitamento das oportunidades oferecidas pelos mecanismos de REDD+.
REDD+ é uma sigla para Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal. Esse é um mecanismo global que busca incentivar a conservação das florestas, oferecendo compensações financeiras aos países em desenvolvimento que reduzem suas emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. No contexto amazônico, onde a pressão sobre as florestas e os recursos naturais é intensa, o curso é importante para fortalecer o papel das comunidades locais na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável.
INDICADORES DA FAS EM MUDANÇAS CLIMÁTICAS
12.068
———–
pessoas atendidas
17
———–
territórios (Unidades de Conservação,
Terras Indígenas e sedes municipais)
88
———–
localidades (comunidades, aldeias e bairros)
1,6 mil
———–
pessoas beneficiadas pelo projeto
Água+ Acesso