EnglishFrenchPortugueseSpanish

EQUIPE

CONHEÇA NOSSOS SUPERINTENDENTES

Virgilio Viana / Superintendente Geral

Virgilio Viana é Superintendente Geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Formado em Engenharia Florestal, com PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Harvard e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida, ele foi o primeiro Secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, responsável por reduzir o desmatamento em 66%. Atualmente, também é coordenador da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável – Amazônia (SDSN), membro ordinário da Pontifícia Academia de Ciências Sociais do Vaticano, idealizador da Aliança Covid Amazônia, membro fundador do Instituto Amigos da Amazônia e professor associado da Fundação Dom Cabral.

Luiz Villares / Superintendente Administrativo-Financeiro

Master of International Management “with distinction” pela Thunderbird School of Global Management, EUA (1992) e bacharel em administração de empresas pela PUC-SP (1986), Luiz Villares é o Superintendente Administrativo-Financeiro da FAS desde a sua criação, em 2008. Possui vasta experiência na área administrativo-financeira, com ênfase nas áreas de recursos humanos, marketing, sistemas, exportação, financeiro e controles. Na área socioambiental, iniciou seus trabalhos na condução de estudos ambientais como diretor superintendente da ECP Sistemas Ambientais (1998) e esteve em posição de liderança em instituições de renome como o Instituto Peabiru. À frente da agenda administrativo-financeira, sua expertise envolve planejamento, administração e aplicação estratégicas na gestão de recursos humanos, financeiros e técnicos.

Michelle Costa / Superintendente de Gestão e Planejamento

Michelle Costa é Superintendente de Gestão e Planejamento da FAS desde março de 2021, mas há mais de 9 anos atua contribuindo com o propósito da instituição. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nos segmentos governamental, empresarial e terceiro setor, com atuação em planejamento, monitoramento da gestão institucional, bem como no acompanhamento e avaliação de projetos voltados para o uso e a conservação de recursos naturais, com enfoque socioambiental e sustentabilidade. Acredita que é possível desenvolver a região e ainda conservar a floresta viva, com todos e para todos. Para isso, ela atua para fortalecer e amplificar iniciativas que geram mudanças positivas na região e na vida das pessoas que nela residem.

Valcléia Solidade /Superintendente de Desenvolvimento Sustentável

Valcléia Solidade é a atual Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da FAS. É formada em Gestão Pública e possui especialização em Inovação e Difusão Tecnológica. Possui 27 anos de experiência em projetos socioambientais, com atuação reconhecida no Projeto Saúde e Alegria, no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF), implementado pela FAS no Amazonas. Neste período, exerceu funções de mobilização social e processos participativos, planejamento e gestão de projetos nas áreas de empoderamento social, infraestrutura comunitária e apoio à geração de renda. Durante a sua gestão, o Bolsa Floresta se consolidou como um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais do mundo, e ajudou a reduzir a desigualdade por meio da assistência a 40 mil famílias em 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas.

Victor Salviati / Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional

Victor Salviati é biólogo, com especializações em gestão ambiental e desenvolvimento sustentável. Mora em Manaus desde 2015 e é apaixonado (e grato) pelas florestas tropicais e os povos da floresta. Possui experiência em mecanismos financeiros para a conservação, política de clima, projetos de carbono florestal e desenvolvimento socioeconômico de comunidades ribeirinhas da Amazônia. Atualmente está como Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da FAS e lidera as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação, comunicação institucional e desenvolvimento de parcerias e captação.

CONHEÇA NOSSO ORGANOGRAMA