Relatório demonstra resultados de plataforma de educação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) : FAS Amazônia
28/04/2020
Notícias

Relatório demonstra resultados de plataforma de educação da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)


O programa Amazônia-Edu é uma plataforma de educação para o desenvolvimento sustentável e integra pessoas das mais diversas regiões do mundo.


“Acreditamos no potencial da Amazônia em transformar pessoas, organizações e relações”. E essa transformação acontece com a imersão de pessoas, futuros agentes de mudança, que desejam conhecer a Floresta participando de cursos promovidos pela FAS em unidades de conservação do Amazonas. Além da transformação, que a imersão na floresta proporciona aos estudantes e pesquisadores, é uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a metodologia de trabalho da Fundação, seus projetos e impactos para as comunidades tradicionais e indígenas.

O mais recente curso realizados nesse ano de 2020, que acaba de ter seu relatório publicado (clique aqui), foi com a Universidade Victoria, da Nova Zelândia. Através da jornada de cocriação entre a parceria, os cursistas participaram da imersão que aconteceu em Manaus, na sede da FAS, e na Comunidade Tumbira, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, durante os 15 dias de curso. “A imersão nos possibilitou compreender a realidade local para inspirar e aprofundar o conhecimento sobre desenvolvimento sustentável”, avaliaram os dez estudantes de mestrado e doutorado, que tinham entre 19 e 44 anos.

O grupo também esteve acompanhado de dois professores, compartilhando conhecimentos com mais de 26 pessoas de três comunidades diferentes da RDS do Rio Negro, que compuseram o time junto aos estudantes, durante o curso. “Navegar pelos rios da Amazônia e conhecer a realidade local é uma forma  de inspirar e trazer inovações sustentáveis para suas áreas de atuação profissional”. A imersão na Amazônia ocorreu após duas semanas que o grupo passou em São Paulo (capital), explorando diferentes iniciativas de desenvolvimento sustentável, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).

Ao longo do curso, foram abordados temas como: panorama histórico e cultural da região amazônica, contexto local e global do território, atuais desafios da região, cadeias produtivas na Amazônia, manejo sustentável da madeira na RDS Rio Negro, e sistema agroflorestal como alternativa para uma agricultura sustentável todos os temas engajamos na estratégia de buscar inovações alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Como parte do processo de avaliação da Universidade Victoria, cada aluno escreverá um artigo científico relacionado a um dos temas  apresentados durante a imersão na Amazônia, realizada em fevereiro.