Um dos maiores eventos da região Norte em tecnologia e inovação, a Expo Amazônia Bio&TIC 2022 ocorre em Manaus a partir desta quinta-feira (30) até o próximo dia 02 de julho. O evento é gratuito e acontece no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus.
O Hub de Bioeconomia Amazônica, em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), estará presente durante os dias do evento em um estande na sala de expositores. Será um ambiente para troca, diálogo e mostra de programas, projetos e soluções para a conservação da floresta que caminha em compasso com a prosperidade social e econômica. Neste estande, também vão acontecer dois diálogos articulados pelo Hub de Bioeconomia Amazônica e que vão pautar temas essenciais para o desenvolvimento da bioeconomia inclusiva na Amazônia.
Representado pela coordenadora da rede, Marysol Goes, o Hub de Bioeconomia Amazônica vai participar dopainel “Pesquisas, soluções e redes de inovação na Amazônia”, no dia 1º de julho, sexta-feira, às 17h (horário local).
“A participação do Hub de Bioeconomia Amazônica na ExpoAmazônia é parte da estratégia do Hub de conectar, articular e disseminar soluções que demonstram, a partir de evidências que uma bioeconomia inclusiva é possível e já está em curso na Amazônia”, afirma Marysol Goes.“É fundamental a conexão de soluções existentes do ‘chão da floresta’ com investidores, instituições públicas e privadas, organizações internacionais e outras redes atuantes nos grandes centros de decisão do ecossistema de inovação amazônico. E é este o nosso papel: criar pontes para um ecossistema de inovação mais diverso e inclusivo na Amazônia.”
Sobre a Expo Amazônia Bio&TIC 2022
A ExpoAmazônia tem como objetivo discutir, integrar, consolidar e alavancar os polos de Bioeconomia e Digitais da região amazônica como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e para o desenvolvimento socioeconômico dos povos da Amazônia. O evento também tem o intuito de trazer oportunidades de negócios para esses polos.
Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica
O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma rede com a missão de acelerar a transição para uma economia verde, justa e inclusiva centrada no protagonismo dos povos da Amazônia. É fruto de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável, eleita a melhor ONG (Organização Não-Governamental) do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs e a Green Economy Coalition (GEC), a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo. Acesse https://bioeconomiaamazonia.org/ e saiba mais.
Serviço
Expo Amazônia Bio&TIC 2022
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2022
- Onde: Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (Av. Constantino Nery, 5.001, Flores, Manaus – AM)
- Para participar: acesse o site https://expoamazonia.com/ e saiba como se cadastrar
Programação da FAS/Hub de Bioeconomia Amazônica
Painel – “Pesquisas, soluções e redes de inovação na Amazônia”
- Quando: 01 de julho, 17h às 18h (horário local)
- Participante: Marysol Goes, facilitadora global do Hub de Bioeconomia Amazônica
Painel – Ecossistema de Inovação: Programa de Bioeconomia Sebrae, Fomento a Inovação – FAPEAM, Jornada da Inovação – Instituto Certi
- Quando: 02 de julho, 19h às 20h (horário local)
- Participante: Carlos Bueno, coordenador de relações institucionais da FAS
Painel – “Cadeias Produtivas em Unidades de Conservação da Amazônia”
- Quando: 02 de julho, 14h às 15h30 (horário local)
- Participante: Wildney Mourão, gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa) da FAS
No Stand da Fundação Amazônia Sustentável/Hub de Bioeconomia Amazônica:
Diálogo – “O papel das cidades para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia urbana”
- Quando: 30 de junho, às 17h (horário local)
- Participantes: Odenilze Ramos – Global Shapers Manaus, Eva Duarte – FAS e Antônio José – Youth Climate Leaders; Mediação: Gabriel Cavalcante (FAS)
Diálogo – “Polos de inclusão digital indígena: Conhecimentos tradicionais e inovação”
- Quando: 01 de julho, às 16h (horário local)
Participantes: Paulo Marubo – UNIVAJA, Orlando Possuelo – Nia Tero; Mediação: Lucas Sarraff – FAS