Faça parte do Hub de Bioeconomia Amazônica! - Hub de Bioeconomia Amazônica

Faça parte do Hub de Bioeconomia Amazônica!

O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma iniciativa vinculada à Coalizão pela Economia Verde (Green Economy Coalition, em inglês), a maior aliança mundial de organizações multissetoriais engajadas na promoção de economia verde e justa no mundo, e parte de uma rede de oito hubs de economia verde ao redor do mundo.

No Brasil, o Hub de Bioeconomia Amazônica conta com a secretaria executiva da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que opera na Amazônia, desde 2008, disseminando e implementando conhecimento sobre desenvolvimento sustentável e contribuindo para a conservação da Amazônia. 

O Hub de Bioeconomia Amazônica foi criado para conectar, desenvolver e escalar soluções e iniciativas para a promoção de uma economia verde e inclusiva baseada na valorização do capital natural amazônico. Acreditamos que a bioeconomia é um caminho para transformar a economia do desmatamento na Amazônia em uma economia verde e justa.

Conexão e cooperação estão no centro do que fazemos no Hub. Por essa razão, nossa rede de membros visa promover e multiplicar formas efetivas de colaboração que tenham por finalidade construir uma bioeconomia inclusiva na região.

Temos grande interesse em explorar oportunidades de colaboração entre o Hub de Bioeconomia Amazônica e organizações, do Brasil, da Pan Amazônia e de todo o mundo, com interesse em integrar nossa rede de membros. Encorajamos as organizações interessadas a preencher o formulário de manifestação de interesse, que se encontra aqui.

A seguir, respondemos algumas perguntas frequentes que podem esclarecer dúvidas sobre o processo de adesão de membros ao Hub.

Perguntas frequentes

Quem pode se tornar membro do Hub?

Podem se tornar membros indivíduos e organizações nacionais, estrangeiras e transnacionais, de caráter formal e informal, como organizações e movimentos da sociedade civil; associações profissionais, acadêmicas ou religiosas; fundações, empresas privadas e públicas; bancos e outras instituições financeiras; institutos de pesquisa, universidades e outras instituições de ensino; órgãos governamentais, intergovernamentais e multilaterais; fundos de doadores e outros que visam promover uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. 

Quais são as condições para se tornar membro? O que se espera dos membros?

Não há cobrança de qualquer taxa de associação para que uma organização se torne membro do Hub. 

Espera-se que todos os membros:

  1. Compartilhem do objetivo de agir de forma transformadora para construir uma economia verde, inclusiva e justa na Amazônia 
  2. Ajam com transparência e integridade para a promoção destes objetivos comuns;
  3. Estejam dispostos a contribuir, de alguma forma, para o atingimento dos propósitos comuns acima mencionados e a buscar oportunidades de cooperação com a rede de membros.

São diversas as possíveis formas de colaboração com nossa rede de membros. Alguns exemplos são:

  • I) redação e divulgação conjunta de estudos e artigos; II) participação ou promoção conjunta de eventos, painéis e outras iniciativas; III) compartilhamento de informações, conhecimentos, recursos humanos, financeiros, tecnológicos e físicos para apoiar projetos; IV) exploração de oportunidades conjuntas de angariação de fundos, trabalho em rede e advocacia política, entre outros.

Quais são os benefícios que minha organização terá ao se tornar membro do Hub?

Todos membros do Hub têm acesso ao pacote de benefícios apresentado abaixo:

Acesso a informações atualizadas sobre soluções e oportunidades para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia
Disseminação de eventos e projetos da comunidade de membros no site, na “Biopédia Amazônica,  newsletter mensal do Hub, nos produtos de comunicação e nas mídias digitais
Apoio à divulgação de produtos e serviços de negócios da bioeconomia amazônica para ampliar o acesso a mercados Conexão facilitada com ampla e diversa rede de atores em escala local, nacional, panamazônica e global 
Intercâmbio de boas práticas junto com organizações atuantes no enfrentamento dos principais gargalos para alavancagem de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia 
Convites para participação de eventos promovidos pelo Hub e/ou sua rede
Engajamento conjunto em processos de formulação de políticas públicas voltadas para ao fomento da bioeconomia regional
Criação colaborativa de projetos customizados a partir de necessidades  identificadas pelos membros do Hub

Minha organização está interessada. Como proceder para se tornar membro do Hub?

O procedimento para se tornar membro é simples. Por favor, preencha o formulário com as informações da sua organização. Nossa equipe vai analisar seu formulário de manifestação de interesse e retornar o mais breve possível.

Para facilitar a comunicação do Hub com a sua organização, solicitamos a gentileza de nomear um indivíduo responsável por ser o ponto focal da sua organização no formulário. Pedimos gentilmente que, se possível, indiquem, no formulário, qualquer potencial oportunidade de contribuição da sua organização para o atingimento dos objetivos comuns da nossa rede de membros. Exemplos de potenciais formas de colaboração podem ser encontrados acima na seção “Quais são as condições para se tornar um membro? O que se espera dos membros?” das Perguntas Frequentes.

Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas através do e-mail: [email protected] e discutir possibilidades de cooperação entre nossas organizações.

Atenciosamente,

Equipe Hub de Bioeconomia Amazônica 

Create your account