Voluntários do Hub de Bioeconomia Amazônica participam de curso para fortalecimento de territórios amazônicos - Hub de Bioeconomia Amazônica

Voluntários do Hub de Bioeconomia Amazônica participam de curso para fortalecimento de territórios amazônicos

Engajar as vozes da juventude na tarefa de valorização e conservação socioambiental é um dos desafios postos para o futuro da Amazônia. Pensando nesse público diverso, foi realizado a fase inicial do curso “Formação de Jovens Lideranças Fortalecendo Territórios Amazônicos”. Com o foco em temas de Ciência Política e Histórico de Ocupações da Amazônia, este módulo da formação foi presencial e aconteceu em Manaus, nos últimos dias 3 a 5 de junho.

Promovido pelo IPE – Instituto de Pesquisas Ecológicas e o LIRA – Legado Integrado da Região Amazônica, o curso reuniu jovens entre 18 e 35 anos residentes da Amazônia, atuantes em áreas protegidas, organizações do terceiro setor e movimentos sociais. Entre eles, estavam Leandro Almeida e Giovana Matos. Moradores da capital amazonense, eles também são voluntários do Hub de Bioeconomia Amazônica desde 2021, envolvendo-se com temas de economia verde, inclusão social e justiça ambiental na Amazônia.

Para Leandro, participar desta parte do curso “Formação de Jovens Lideranças Fortalecendo Territórios Amazônicos” foi enriquecedor. “Pude aprender com os professores a respeito de política e história dos territórios amazônicos, como também com os outros integrantes, em seus relatos de vivências em outros locais da região amazônica”, declara. “Acredito que ouvir sobre as distintas lutas de cada um acaba por sensibilizar a todos que possuem uma experiência ou pensamento em comum, e também dar força e ânimo para outros jovens que lutam diariamente em seus coletivos”, complementa o jovem.

Leandro considera que os três dias da formação contribui para o conhecimento e empoderamento de todos os participantes, ao mesmo tempo que reforça a importância da juventude amazônica, que “possuem vozes que merecem e devem ser ouvidas”.

Sobre o voluntariado do Hub de Bioeconomia Amazônica

O Hub de Bioeconomia Amazônica, rede que conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia, possui um programa de voluntariado permanente. A participação é indicada para pessoas interessadas em se aprofundar em temas de bioeconomia e economia verde com foco na região amazônica. O voluntariado divide-se em grupos de trabalho temáticos, como Conhecimento (pesquisa e geração de conhecimento), Captação (levantamento de oportunidades e captação de recursos) e Comunicação e Eventos (divulgação de conhecimento e realização de eventos). Para participar, inscreva-se na seção “Contatos” do site do Hub de Bioeconomia Amazônica ou envie um e-mail solicitando a inscrição para o e-mail [email protected].

Create your account