Amazon Rising: Hub de Bioeconomia Amazônica discute os potenciais do investimento social privado - Hub de Bioeconomia Amazônica

Amazon Rising: Hub de Bioeconomia Amazônica discute os potenciais do investimento social privado

Imagem do painel Amazon Rising, com participação do Hub de Bioeconomia Amazônica

Encontro promovido pela Amazon Investor Coalition reuniu filantropos, investidores, empresas, líderes indígenas e aliados para inverter o roteiro econômico do desmatamento na Amazônia

Realizado entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, o Amazon Rising foi o segundo evento global sobre investimentos na Amazônia. Organizado pela Amazon Investor Coalition, o encontro foi promovido em formato virtual e congregou representantes do ecossistema de bioeconomia e inovação em uma agenda com mais de 40 sessões temáticas. O Hub de Bioeconomia Amazônica fez parte da programação com uma discussão sobre o panorama do investimento social privado na Amazônia.  

O debate se deu durante o painel “Measuring the Pulse of the Amazon Bioeconomy and Global Investment Appetite”, que aconteceu no último dia 6 dezembro. Marysol Goes, facilitadora da rede, apresentou resultados preliminares de um levantamento empreendido pelo Hub em parceria com o Instituto Humanize sobre o cenário do investimento social privado na Amazônia.  

O estudo, que será lançado em 2023, compreendeu uma análise sobre a aplicação técnico e teórica desse termo e também ouviu representantes de organizações e demais iniciativas que contribuem com o crescimento do ambiente de filantropia estratégica e investimento social na região amazônica. 

“Foi uma oportunidade bastante importante para o projeto compartilhar e sensibilizar este público, formado em sua maioria de investidores e filântropos, sobre a importância e papel do capital filantrópico em criar condições e ambiente favorável para que uma bioeconomia amazônica inclusiva possa florescer na região”, pontua Marysol Goes. 

Ao lado do Hub de Bioeconomia Amazônica, também estiveram Danielle Rappaport, cientista-chefe, diretora de inovação e co-fundadora da Amazon Investor Coalition e Sergio Leitão, fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. O painel foi moderado por Carolina Genin, Diretora de Clima do World Resources Institute (WRI) Brasil. 

Sobre o Amazon Rising 

O Amazon Rising é porum encontro global composto sessões plenárias, abertas a todas as partes interessadas relevantes, com o objetivo de inspirar a fundamentação do “quadro geral” e o pensamento integral sobre proteção florestal e oportunidades de investimento na bioeconomia amazônica. Entre os temas abordados, financiamento combinado, filantropia catalítica, desenvolvimento baseado em direitos, investimento em conservação. Saiba mais em https://amazoninvestor.org/summit/  

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica 

O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. 

Nascemos de uma parceria entre a Green Economy Coalition (GEC) – a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs. 

Nós catalisamos soluções e construímos pontes e diálogos para abrir espaço a uma nova bioeconomia: mais verde, mais justa e mais inclusiva. Saiba mais em bioeconomiaamazonia.org.  

Create your account