O Hub de Bioeconomia Amazônica participou da segunda fase do “Workshop de Planejamento em Bioeconomia”, em parceria com secretarias de Estado, agentes da iniciativa privada e organizações do terceiro setor. A principal proposta foi criar soluções para priorizar o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais afetadas pela severa estiagem no Amazonas.
O evento aconteceu na semana passada, no dia 6 de novembro, e foi promovido pela Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force) e o Governo do Amazonas. O objetivo principal desses encontros é desenvolver o “Plano de Bioeconomia do Amazonas” com políticas públicas, indústrias, tecnologia e inovação das universidades, sociedade civil, além das demandas da população.
A primeira reunião do workshop aconteceu em julho de 2023, quando o Hub de Bioeconomia Amazônica e parceiros discutiram sobre incentivo a cadeias produtivas locais, produção rural aliada à conservação ambiental, elaboração de um mapa estratégico da bioeconomia, e outros temas.
Na segunda reunião, os integrantes aperfeiçoaram as pautas debatidas inicialmente e apresentaram novas ideias para o desenvolvimento sustentável, inclusivo e justo do Amazonas. O principal foi priorizar, sobretudo, o desenvolvimento sustentável de comunidades tradicionais afetadas pela severa estiagem dos rios.
“As comunidades tradicionais, como indígenas, ribeirinhas e quilombolas, são as mais afetadas por essa situação, pois as águas fazem parte de suas essências e dia a dia. Temos de criar, o mais rápido possível, políticas de bioeconomia que trabalhem junto às comunidades [tradicionais], respeitem o meio ambiente e tragam remuneração justa”, enfatiza Marysol Goes, facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica.
Ainda segundo Marysol, “possuímos um capital intelectual único para constituirmos ações de baixo impacto ambiental, logística, e de apoio socioeconômico às comunidades. Seja com os rios cheios ou secos, o ‘Plano de Bioeconomia do Amazonas’ irá abranger todos os temas levantados”, complementa.
O Plano segue em aprovação e deve ser apresentado na 28ª Conferência das Partes (COP28), em Dubai, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, com a presença de mais de 70 países.
Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica
O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma rede local, regional e global que conecta e articula organizações e lideranças para amplificar soluções para uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. É secretariada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e vinculada à Green Economy Coalition (GEC), uma das maiores alianças globais de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo. Acesse: https://bioeconomiaamazonia.org/ e saiba mais.