Hub de Bioeconomia Amazônica apoia a construção do Plano de Bioeconomia do estado do Pará  - Hub de Bioeconomia Amazônica

Hub de Bioeconomia Amazônica apoia a construção do Plano de Bioeconomia do estado do Pará 

Reunião de consulta para a construção do Plano de Bioeconomia do Estado do Pará

O Hub de Bioeconomia Amazônica participou no último dia 13 de outubro de debate promovido pela Coalizão Brasil e Concertação pela Amazônia sobre a construção do Pré-Plano de Bioeconomia do Estado do Pará.   

Representantes de organizações socioambientais, de inovação, tecnologia e de outras áreas de incidência no ecossistema da bioeconomia amazônica também estiveram presentes na reunião, que teve como objetivo promover o debate, construir ideias e propostas e coletar contribuições para um plano de fortalecimento de um novo modelo econômico de menor impacto ambiental e maior inclusão social para o Estado. 

O Pará é o primeiro Estado do Brasil a construir o Plano Estadual de Bioeconomia. O plano está sendo coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado e prevê ações baseadas na natureza para transformar a economia existente para uma economia de baixo carbono e com valorização do conhecimento tradicional local. 

“O Estado do Pará está sendo uma referência para a construção de uma política pública de bioeconomia”, afirma a facilitadora do Hub de Bioeconomia Amazônica, Marysol Goes.  

O Governo do Estado do Pará realizou uma fase de chamadas públicas de cooperação na versão não finalizada da minuta do Plano Estadual de Bioeconomia até o dia 17 de outubro de 2022. 

Também foram realizadas três rodadas de oficinas sobre o tema e oitivas regionais com a sociedade civil em cidades polo do estado, como Belém, Marabá, Santarém e Altamira. 

Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica 

O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia. 

Nascemos de uma parceria entre a Green Economy Coalition (GEC) – a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs. 

Saiba mais em https://bioeconomiaamazonia.org/  

Create your account