Encontro promovido pela Amazon Investor Coalition reuniu filantropos, investidores, empresas, líderes indígenas e aliados para inverter o roteiro econômico do desmatamento na Amazônia
Realizado entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro, o Amazon Rising foi o segundo evento global sobre investimentos na Amazônia. Organizado pela Amazon Investor Coalition, o encontro foi promovido em formato virtual e congregou representantes do ecossistema de bioeconomia e inovação em uma agenda com mais de 40 sessões temáticas. O Hub de Bioeconomia Amazônica fez parte da programação com uma discussão sobre o panorama do investimento social privado na Amazônia.
O debate se deu durante o painel “Measuring the Pulse of the Amazon Bioeconomy and Global Investment Appetite”, que aconteceu no último dia 6 dezembro. Marysol Goes, facilitadora da rede, apresentou resultados preliminares de um levantamento empreendido pelo Hub em parceria com o Instituto Humanize sobre o cenário do investimento social privado na Amazônia.
O estudo, que será lançado em 2023, compreendeu uma análise sobre a aplicação técnico e teórica desse termo e também ouviu representantes de organizações e demais iniciativas que contribuem com o crescimento do ambiente de filantropia estratégica e investimento social na região amazônica.
“Foi uma oportunidade bastante importante para o projeto compartilhar e sensibilizar este público, formado em sua maioria de investidores e filântropos, sobre a importância e papel do capital filantrópico em criar condições e ambiente favorável para que uma bioeconomia amazônica inclusiva possa florescer na região”, pontua Marysol Goes.
Ao lado do Hub de Bioeconomia Amazônica, também estiveram Danielle Rappaport, cientista-chefe, diretora de inovação e co-fundadora da Amazon Investor Coalition e Sergio Leitão, fundador e diretor executivo do Instituto Escolhas. O painel foi moderado por Carolina Genin, Diretora de Clima do World Resources Institute (WRI) Brasil.
Sobre o Amazon Rising
O Amazon Rising é porum encontro global composto sessões plenárias, abertas a todas as partes interessadas relevantes, com o objetivo de inspirar a fundamentação do “quadro geral” e o pensamento integral sobre proteção florestal e oportunidades de investimento na bioeconomia amazônica. Entre os temas abordados, financiamento combinado, filantropia catalítica, desenvolvimento baseado em direitos, investimento em conservação. Saiba mais em https://amazoninvestor.org/summit/
Sobre o Hub de Bioeconomia Amazônica
O Hub de Bioeconomia Amazônica conecta, articula e amplifica experiências e soluções de diversos atores para a promoção de uma bioeconomia inclusiva na Amazônia.
Nascemos de uma parceria entre a Green Economy Coalition (GEC) – a maior aliança global de organizações multissetoriais engajadas na promoção de uma economia verde e justa no mundo – e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) – organização reconhecida como a maior instituição amazônica atuante na região, e eleita melhor ONG do Brasil em 2021, segundo o ranking do Prêmio Melhores ONGs.
Nós catalisamos soluções e construímos pontes e diálogos para abrir espaço a uma nova bioeconomia: mais verde, mais justa e mais inclusiva. Saiba mais em bioeconomiaamazonia.org.