SOBRE O AUTOR - Blog Virgilio Viana

SOBRE O AUTOR

Virgilio Viana

Superintendente Geral da FAS

Instagram | LinkedIn | Facebook | Youtube

Virgilio Viana é o atual superintendente geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Ele é engenheiro florestal, formado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), com PhD em Biologia Evolutiva pela Universidade de Harvard e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida. Foi o primeiro secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, entre 2003 e 2008, responsável por reduzir o desmatamento em 70%, e atualmente também é membro ordinário da Academia de Ciências Sociais do Vaticano e professor associado da Fundação Dom Cabral.

Entre 1989 e 2009, Virgilio foi professor do Departamento de Ciências Florestais na ESALQ/USP, com dezenas de livros e centenas de artigos publicados no Brasil e no exterior. Ele também coordenou o processo de consultas nacionais que deu origem ao Forest Stewardship Council (FSC), em 1993. Foi fundador e presidente do Imaflora (1993-2000). Participou da estruturação do Center for International Research (CIFOR), do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (Funbio). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), da Associação Paulista dos Engenheiros Florestais (APAEF) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Secretários de Estado do Meio Ambiente (Abema).

Durante o período como secretário no Amazonas, Virgilio também coordenou o processo de concepção e implementação do Programa de Desenvolvimento Sustentável “Zona Franca Verde”, do Programa Bolsa Floresta e da primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil. Neste período, a área das Unidades de Conservação do Estado aumentou em mais de 135%.