SOBRE A FAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável

SOBRE A FAS

UMA ORGANIZAÇÃO QUE CUIDA DAS PESSOAS QUE CUIDAM DA FLORESTA

Fundada em 2008 e com sede em Manaus/AM, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil e sem fins lucrativos que atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia. 

 

LINHA DO TEMPO

2022

Prêmio Melhores ONGs pela 4ª vez

-  A Fundação Amazônia Sustentável foi eleita uma das 100 melhores ONGs do Brasil e, pela segunda vez consecutiva, a melhor ONG do estado do Amazonas.

- Artigo sobre método da FAS escolhido em 1º lugar no Prêmio Ipea de Excelência em Pesquisa Roberto Campos.

- FAS realiza o 1º Hackathon de comunicação socioambiental do Brasil.

2021

Prêmio Melhores Ongs 2021

- FAS é escolhida melhor ONG do Brasil em 2021. Prêmio concedido anualmente pelo "O Mundo que Queremos" e "Instituto Doar".

- Criação do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia.

- FAS, em parceria com a empresa Unicoba da Amazônia S.A, lança iniciativa que leva energia solar para comunidades ribeirinhas e indígenas do Amazonas.

2020

Criação da Aliança Covid Amazônia e do Programa Saúde na Floresta

- Coordenada pela FAS, a Aliança Covid Amazônia tem o intuito de combater os impactos negativos causados a povos indígenas e populações tradicionais e quilombolas, que moram em localidades
remotas e com acesso limitado de recursos básicos. Em 2020, teve apoio de 119 parceiros, entre instituições públicas e privadas, empresas e prefeituras.
- FAS passa por um processo de reposicionamento de marca e atualiza o nome para Fundação Amazônia Sustentável, uma vez que a Instituição também passou a operar em outras regiões, tanto no Brasil quanto na América do Sul.

2019

Primeiro curso superior em uma Unidade de Conservação e Sustentabilidade

- FAS e a Universidade do Estado do Amazonas coordenam o processo de criação e execução do curso superior de Licenciatura em Pedagogia do Campo que acontece na NCS Pe. João Derickx, na comunidade Bauana.
- Lançamento do Projeto Amazonas Sustentável, iniciativa da FAS, em parceria com a Petrobras,
- Lançamento do Jirau da Amazônia, Loja virtual fruto da parceria entre comunidades tradicionais, FAS e Americanas.
- FAS recebe o Prêmio Unesco-Japão sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

2018

10 anos da criação da FAS

- Celebração de 10 anos da criação da FAS.
- FAS inicia parceria com as Lojas Americanas voltada para promoção de iniciativas de alfabetização, empreendedorismo, conectividade digital e gestão de resíduos sólidos em comunidades ribeirinhas.

2017

Planejamento Estratégico 2018-2030 da FAS

- Elaboração do Planejamento Estratégico 2018-2030 da FAS, em parceria com a Bain & Company.
- Lançamento da Chamada Pública Edital Floresta em Pé.

2016

Aporte de recursos do Fundo Amazônia

- Novo aporte de recursos do Fundo Amazônia.
- FAS recebe prêmio Calouste Gulbenkian das mãos do presidente de Portugal.

2015

Primeira Virada Sustentável em Manaus

- Realização da primeira Virada Sustentável em Manaus, envolvendo mais de 8 mil pessoas.

2014

Lançamento da rede SDSN Amazônia

- FAS lança a Rede SDSN Amazônia.
- Atletas do projeto Arquearia Indígena do Estado do Amazonas vencem o 7º Campeonato Brasileiro de Base no Tiro com Arco e são convocados para a Seleção Brasileira da modalidade.
- FAS participa em diversos eventos da 20ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças do Clima (COP 20), em Lima, Perú.

2013

Primeiro projeto com o Fumcad

- Início do primeiro projeto com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad).
- Realização do Curso Técnico em Produção Sustentável em Unidades de Conservação, em parceria com o Cetam, na RDS Uacari.
- Parceria com o Sebrae no Programa de Empreendedorismo para Uso Sustentável da Biodiversidade das Unidades de Conservação do Amazonas.

2012

Expansão da parceria com a Coca-Cola

- Expansão da parceria com a Coca-Cola para ações na RDS Rio Negro.
- Parceria com o Bradesco para projeto de inclusão financeira.

2011

Google Streetview para a Amazônia

- Parceria com o Google para o Amazon Streetview em comunidades ribeirinhas da Amazônia

2010

Parceria com o Fundo Amazônia

- Parceria com o Fundo Amazônia para o apoio ao Programa Floresta em Pé, componentes Geração de Renda e Empoderamento.
- Realização do festival de música Floresta Fest em parceria com o grupo Imbaúba, com 85 músicos de 13 áreas protegidas.

2009

Parceria com a Coca-Cola

- Ingresso da Coca-Cola como mantenedora e contribuinte do fundo permanente da FAS.

2008

Instituição da FAS

- FAS é criada no dia 8 de fevereiro de 2008.
- Início da parceria da rede de hotéis Marriott com o projeto técnico de REDD+.

Previous

Next

A FUNDAÇÃO

Para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos estratégicos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Na escala global, a Fundação possui agendas de cooperação internacional e articulações multilaterais, assim como a participação na Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN). Na escala amazônica, é responsável pela secretaria executiva da Rede SDSN Amazônia, além de manter um intenso canal de interlocução com as principais instituições voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade na América Latina e Pan-Amazônia.

Na escala local, em 2021, a FAS assistiu mais de 9.060 famílias, beneficiando mais de 646.145 pessoas moradoras de 16 unidades de conservação de uso sustentável no Estado do Amazonas e 27 municípios, em área superior a 55,7 milhões de hectares, construindo soluções para o desenvolvimento sustentável por meio de programas e projetos que abordam temáticas estratégicas para a região.

A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

MISSÃO

Contribuir para a conservação ambiental da
Amazônia através da valorização da floresta em pé e
sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de
vida das comunidades ribeirinhas associada à
implementação e disseminação do conhecimento
sobre desenvolvimento sustentável.

VISÃO

Ser referência mundial em soluções para o desenvolvimento sustentável
na Amazônia, por meio da valorização da floresta em pé e sua
biodiversidade, do empoderamento comunitário e da ampliação e do
fortalecimento de parcerias.

Imagem aérea de pousada localizada no Uatumã, no interior do Amazonas.

ASSESSORAMENTO

Como entidade de assessoramento em assistência social, a Fundação Amazônia Sustentável executa de forma gratuita, continuada, permanente e planejada programas e projetos para o fortalecimento dos movimentos sociais, grupos populares e de usuários e lideranças comunitárias dirigidas prioritariamente as populações tradicionais ribeirinhas e indígenas da Amazônia em situação de vulnerabilidade e risco social.

O assessoramento técnico, administrativo e financeiro desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável, através de seus programas, buscam contribuir para:

  • Sistematização e disseminação de projetos inovadores de inclusão cidadã, que possam apresentar soluções alternativas para enfrentamento da pobreza na Amazônia profunda a serem incorporadas nas políticas públicas;
  • Estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades, cadeias organizativas, redes de empreendimentos e à geração de renda;
  • Autonomia e o protagonismo de movimentos sociais, organizações e grupos populares que representam os povos da floresta;
  • Efetivação de direitos e ampliação do acesso às políticas públicas;
  • O fortalecimento e autonomia dos sujeitos, grupos e comunidades por meio das redes de produção solidária regional/local e da utilização de tecnologias inovadoras;
  • A redução da pobreza e demais vulnerabilidades e riscos sociais.
EnglishFrenchPortugueseSpanish