SAÚDE NA FLORESTA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

SAÚDE NA FLORESTA

O contexto da pandemia de covid-19 foi determinante para a elaboração de ações direcionadas à saúde na região amazônica. A partir daí, articulações como as da “Aliança Covid Amazônia” abriram caminhos para a disseminação e o fortalecimento de práticas realizadas pela FAS, especialmente voltadas para a atenção primária, como é o caso do Programa Saúde na Floresta (PSF).

Cuidar da saúde das pessoas que cuidam da Amazônia é um dos maiores objetivos do PSF, de forma a atender às necessidades regionais e aprimorar as políticas públicas de saúde em populações tradicionais e povos indígenas do Amazonas. As estratégias do programa levam em conta procedimentos de segurança, higiene e qualificação do acesso aos serviços essenciais de saúde, com foco na melhoria do bem-estar das pessoas, principalmente aquelas localizadas em áreas remotas.

EM NÚMEROS (2022)

95

———–

Pontos de conectividade instalados para atendimento de saúde

1.074

———–

Atendimentos via sistema telessaúde

276

———–

Profissionais de saúde capacitados

967

———–

Comunidades, aldeias e bairros atendidos

MISSÃO

Apoiar a promoção do atendimento de atenção básica de saúde e a formação de profissionais de saúde em áreas protegidas na Amazônia.

QUADRO SITUACIONAL DA COVID 19

O Quadro Situacional da Covid-19 no estado do Amazonas é uma iniciativa da FAS, por meio do Programa Saúde na Floresta, que visa disponibilizar para a sociedade análises qualificadas do status semanal da doença. Acompanhe neste link: aqui.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

TELESSAÚDE

A proposta da formação de educação em saúde no âmbito do projeto de Telessaúde na Floresta é direcionada aos agentes comunitários e outros profissionais que compõem a rede de atenção que atua diretamente nas comunidades ribeirinhas, sejam eles residentes do entorno ou das próprias Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas. Saiba mais aqui.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Realiza a qualificação dos profissionais de saúde (ACS, AIS, Parteiras, gestores) e outros públicos envolvidos no processo da promoção, prevenção e tratamento à saúde.

PESQUISA EM SAÚDE

Colabora com estudos técnicos-científicos que auxiliem na proposição de melhorias em políticas públicas e no atendimento da atenção básica à saúde.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Subsidia a melhoria nas políticas públicas em saúde para as populações ribeirinhas.

GALERIA

SUS NA FLORESTA

Projeto idealizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para investigação e proposição de soluções e serviços em saúde conectados à necessidades das populações amazônicas – resgatando práticas preventivas e tratativas que incorporam suas tradições, seus saberes, suas identidades e que promovem o bem-estar de pessoas, comunidades e territórios. Os esforços do SUS na Floresta visam o desenvolvimento de estratégias para superação dos desafios há muito enfrentados na região, mobilizando a incidência dos interesses de populações amazônicas nas políticas públicas de saúde – incorporando seus saberes e suas cosmovisões.

ALIANÇA COVID AMAZÔNIA

O enfrentamento da pandemia do coronavírus mobilizou uma das maiores parcerias institucionais da história da Amazônia, a Aliança Covid Amazônia, e lançou novos desafios ao desenvolvimento sustentável da região sob os olhares do mundo devido à importância no contexto das mudanças climáticas. Com uma rede de 129 parceiros, entre institucionais e financiadores, a Aliança beneficiou mais de 510 mil pessoas.