UMA ORGANIZAÇÃO QUE CUIDA DAS PESSOAS QUE CUIDAM DA FLORESTA
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Com 16 anos de atuação, a instituição têm números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.
LINHA DO TEMPO
A FUNDAÇÃO
Para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia, a FAS adota como estratégias a atuação nas escalas global, amazônica e local, implementando agendas relacionadas aos eixos temáticos estratégicos: saúde, educação e cidadania, empoderamento, geração de renda, infraestrutura comunitária, conservação ambiental, gestão e transparência, pesquisa, desenvolvimento e inovação. Todos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na escala global, a Fundação possui agendas de cooperação internacional e articulações multilaterais, assim como a participação na Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN). Na escala amazônica, é responsável pela secretaria executiva da Rede SDSN Amazônia, além de manter um intenso canal de interlocução com as principais instituições voltadas para o meio ambiente e sustentabilidade na América Latina e Pan-Amazônia.
Na escala local, em 2023, a FAS assistiu 21.787 famílias, beneficiando 749 comunidades, localidades e aldeias de 79 territórios (Unidades de Conservação, Terras Indígenas, sedes municipais) no Estado do Amazonas e 27 municípios, construindo soluções para o desenvolvimento sustentável por meio de programas e projetos que abordam temáticas estratégicas para a região.
A instituição atua com projetos voltados para educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas prioritárias. Por meio da valorização da floresta em pé e de sua sociobiodiversidade, a FAS desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.
MISSÃO
Contribuir para a conservação ambiental da
Amazônia através da valorização da floresta em pé e
sua biodiversidade e da melhoria da qualidade de
vida das comunidades ribeirinhas associada à
implementação e disseminação do conhecimento
sobre desenvolvimento sustentável.
VISÃO
Ser referência mundial em soluções para o desenvolvimento sustentável
na Amazônia, por meio da valorização da floresta em pé e sua
biodiversidade, do empoderamento comunitário e da ampliação e do
fortalecimento de parcerias.
VALORES
Paixão transformadora
Fazimento responsável
Olhar sistêmico
Sabes compartilhados
Gestão e governança eficientes
ASSESSORAMENTO
Como entidade de assessoramento em assistência social, a Fundação Amazônia Sustentável executa de forma gratuita, continuada, permanente e planejada programas e projetos para o fortalecimento dos movimentos sociais, grupos populares e de usuários e lideranças comunitárias dirigidas prioritariamente a populações tradicionais ribeirinhas e indígenas da Amazônia em situação de vulnerabilidade e risco social.
O assessoramento técnico, administrativo e financeiro desenvolvido pela Fundação Amazônia Sustentável, através de seus programas, buscam contribuir para:
- Sistematização e disseminação de projetos inovadores de inclusão cidadã, que possam apresentar soluções alternativas para enfrentamento da pobreza na Amazônia profunda a serem incorporadas nas políticas públicas;
- Estímulo ao desenvolvimento integral sustentável das comunidades, cadeias organizativas, redes de empreendimentos e à geração de renda;
- Autonomia e o protagonismo de movimentos sociais, organizações e grupos populares que representam os povos da floresta;
- Efetivação de direitos e ampliação do acesso às políticas públicas;
- O fortalecimento e autonomia dos sujeitos, grupos e comunidades por meio das redes de produção solidária regional/local e da utilização de tecnologias inovadoras;
- A redução da pobreza e demais vulnerabilidades e riscos sociais.