TEMAS - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

TEMAS

Conheça os temas em que a Fundação Amazônia Sustentável atua:

Comunidade no interior do Amazonas vivenciando a seca histórica de 2023.

Aliança Amazônia Clima

A Amazônia vive uma seca histórica, com efeitos devastadores para o meio ambiente e, especialmente sobre os povos que habitam e cuidam do bioma. Populações ribeirinhas em áreas remotas estão com acesso limitado à água potável e alimentos. A Aliança Amazônia Clima é um movimento cidadão e coletivo de combate aos efeitos da crise climática na região amazônica. A iniciativa está mobilizando doações de itens de primeira necessidade para as pessoas mais afetadas pela seca. Conheça, contribua e faça parte dessa aliança.

SAIBA MAIS
Pessoas recebendo equipamentos de saúde para sua comunidade ribeirinha no Amazonas.

Aliança Covid Amazônia

A pandemia do novo coronavirus atingiu o estado do Amazonas em cheio na primeira quinzena de março. As populações tradicionais e comunidades indígenas que moram em locais remotos sem internet, sem informação, sem médicos são as mais afetadas. Por isso, a “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus” está disseminando e estimulando a adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio, oferecendo produtos básicos  e estabelecendo condições mínimas de atendimento remoto e transporte de pacientes graves, esses temas são essenciais para serem discutidos para promover o bem-estar das comunidades.

SAIBA MAIS
Criança indígena sorrindo e olhando através da fresta de madeira.

Amazônia-Edu

O Amazônia-Edu, é uma plataforma da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) focada em educação experiencial para desenvolver sustentavelmente a região, oferecendo treinamentos e capacitações para pessoas e organizações através de trabalhos de campo, estudos de caso e troca de conhecimento entre comunidades tradicionais e especialistas. Esses temas discutidos e vividos fazem parte de uma experiência única para cada pessoa.

SAIBA MAIS
Imagem panorâmica de lago de pesca.

Baixas Emissões de Carbono

A mitigação dos impactos causados pela crise climática tem despertado temas cada vez mais frequentes no debate entre lideranças regionais, nacionais e internacionais. Nesse contexto, os estados da Amazônia Legal trabalham no desenvolvimento de programas de REDD+ (Redução de emissões do desmatamento e degradação florestal) jurisdicionais que ampliem o potencial de negociações de créditos de carbono e, consequentemente, contribuam para o desenvolvimento econômico sustentável da região.

SAIBA MAIS
Mulher jogando cacau para o alto no meio da floresta amazônica.

Balanço do Programa Bolsa Floresta

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) concluiu, no mês de março de 2022, um ciclo de atividades relacionado a 14 anos de apoio à implementação do Programa Bolsa Floresta (PBF). Iniciado pela FAS em abril de 2008, esse ciclo foi encerrado com a publicação, pelo Governo do Amazonas, de um edital que irá selecionar instituições que farão a gestão do programa a partir de abril de 2022.

SAIBA MAIS
Capa da campanha criada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para o Dia da Amazônia em 2023.

Olhos da Amazônia

O cenário é um rio amazônico. Nele mora Tatiana, da comunidade Saracá. Mora Tainara, da comunidade Três Unidos. Mora Roberto, da comunidade Tumbira. Mora Adriana, da comunidade Santa Helena do Inglês. Quatro pessoas, quatro comunidades diferentes. Comece uma jornada conhecendo a Amazônia por outros olhos.

SAIBA MAIS
Mulheres participando de oficina promovida pelo projeto Parentas que fazem.

Parentas que fazem

Promover a qualificação digital e apoiar financeiramente projetos de mulheres indígenas para o fortalecimento da bioeconomia da Amazônia e do bem viver dos povos indígenas, esse é o objetivo do Parentas que fazem. Essa iniciativa visa atuar no fortalecimento de organizações de mulheres indígenas no estado do Amazonas.  

SAIBA MAIS
Equipe da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), parceiros e moradores de comunidade ribeirinha reunidos.

Pesquisa Científica

Desde a sua criação, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) atua em parceria com Universidades e Institutos de Pesquisa no apoio à coleta e análise de dados nas temáticas relacionadas à melhoria das cadeias produtivas, melhoria da qualidade de vida, soluções para o clima e resiliência, saúde, cidadania e outros temas de grande relevância para a sustentabilidade.

SAIBA MAIS
Mulher próxima a uma parede pintada com a foto de um indígena e com a frase

Protagonistas da Amazônia

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) reúne mulheres de diferentes localidades do Amazonas para nos definir o que é ser mulher na Amazônia. Em todas as respostas encontramos um denominador comum: a garra da mulher amazônida.

SAIBA MAIS