Temas - FAS Amazônia : FAS Amazônia

Temas

Guaraná

Em 2012, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) iniciou suas atividades com o guaraná da Floresta Estadual de Maués e, nos anos seguintes, passou a apoiar o Projeto de Plano de Safra, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Coca-Cola Brasil.

A FAS também leva a sério o respeito e o protagonismo do conhecimento tradicional dos guaranacultores, reunindo o incremento das boas práticas socioambientais e de produção da agricultura sustentável.


Conheça mais sobre esse conteúdo

Teleducação

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), através do Programa Saúde na Floresta, criou um programa de formação contínua, por meio de vídeos, para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e os profissionais de saúde de atenção básica nos municípios.


Clique para conhecer o conteúdo

Amazônia-Edu

O Amazônia-Edu, é uma plataforma da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) focada em educação experiencial para desenvolver sustentavelmente a região, oferecendo treinamentos e capacitações para pessoas e organizações através de trabalhos de campo, estudos de caso e troca de conhecimento entre comunidades tradicionais e especialistas.


Veja mais sobre este conteúdo

Protagonistas da Amazônia

O projeto Protagonistas da Amazônia nos mostra os olhares das mulheres que têm como endereço a maior floresta tropical do mundo.

A ação, financiada pela Embaixada da França e executada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), traz mulheres ribeirinhas, urbanas e indígenas e nos comprova que a mulher amazônida é múltipla!


Veja o conteúdo completo

Farinha Ribeirinha

A farinha é um dos principais alimentos produzidos pelas populações ribeirinhas. Se por um lado é uma cultura tradicional, é necessário aprimorar os atuais sistemas de produção. Os principais desafios são: aumento da produtividade dos roçados, melhoria da higiene na produção de farinha e adensamento da cadeia produtiva.

E com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) busca a melhoria dessa cadeia produtiva, que beneficia cerca de 1,8 mil pessoas em Unidades de Conservação (UC).


Clique para conhecer este conteúdo

Aliança Covid Amazonas

A pandemia do novo coronavirus atingiu o estado do Amazonas em cheio na primeira quinzena de março. As populações tradicionais e comunidades indígenas que moram em locais remotos sem internet, sem informação, sem médicos são as mais afetadas. Por isso, a “Aliança dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras do Amazonas para o Enfrentamento do Coronavírus” está disseminando e estimulando a adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio, oferecendo produtos básicos  e estabelecendo condições mínimas de atendimento remoto e transporte de pacientes graves. Foto: Samara Souza.


Aliança Coronavirus

Áreas Protegidas

A Fundação Amazonas Sustentável executa o projeto “Criação e Implementação de Áreas Protegidas no Estado do Amazonas”, supervisionado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), com financiamento do Andes Amazon Fund (AAF). O objetivo do projeto é explorar oportunidades de desenvolvimento sustentável para essas áreas. Os componentes do projeto incluem viabilidade e sustentabilidade financeira, análise geopolítica e construção histórica das políticas públicas. Foto: Caio Palazzo.


Clique para conhecer este conteúdo

HUB DE BIOECONOMIA AMAZÔNCIA

A Fundação Amazônia Sustentável, em parceria com a Coalizão de Economia Verde (Green Economy Coalition – GEC em Inglês), lançou em setembro de 2020 o Hub de Bioeconomia Amazônica, que tem sede em Manaus/Amazonas, e congrega mais de 53 organizações (sociedade civil, empresas, trabalhadores, governos, agências internacionais da ONU e acadêmicos) conectadas a outros sete Hubs em todo o mundo, comprometidas em acelerar a transição para uma economia regenerativa, verde e inclusiva na Amazônia.


HUB DE BIOECONOMIA AMAZÔNICA

Reposição Hídrica

O projeto de Reposição Hídrica – pagamento por Serviços Ambientais – tem por objetivo construir um consenso técnico-científico junto a regulamentação legal para a valoração de  serviços ambientais. Por isso, a Fundação Amazonas Sustentável apoia a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) na execução do projeto que tem o financiamento da Coca-Cola Brasil. Foto: Loiro Cunha


Clique para conhecer este conteúdo

Serviços Ambientais

A Lei de Serviços Ambientais do Estado do Amazonas é uma política de redução das emissões de gases de efeito estufa, originários de desmatamento e degradação florestal. Para isso, a Fundação Amazonas Sustentável apoia a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) na “Regulamentação e Implementação do Subprograma de REDD+ no contexto da Lei de Serviços Ambientais do Estado do Amazonas”. O projeto foi desenvolvimento com financiamento da Força Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF-Task Force), gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e participação de diversas instituições. Foto: Dirce Quintino.


Clique para conhecer este conteúdo

Zona Franca de Manaus

A Fundação Amazonas Sustentável reuniu um comitê de especialistas para propor estratégias que visam manter e aperfeiçoar o modelo “Zona Franca de Manaus”, diante do debate em torno da Reforma Tributária que acontece no Congresso Nacional. O desafio inspirou o documento “Reforma Tributária, Zona Franca de Manaus e Sustentabilidade: É Hora de Evolução”, lançado em julho. O estudo traz propostas objetivas para viabilizar investimentos em novos eixos econômicos, além da bioeconomia amazônica, a piscicultura, turismo, produção agroflorestal, mineração responsável e indústria naval.


Zona Franca de Manaus

Virada Sustentável

Criada em São Paulo, em 2011, a Virada Sustentável é um movimento nacional para mobilizar a sociedade em prol de iniciativas para promover desenvolvimento conservando o meio ambiente e melhorando a vida das pessoas que vivem em áreas urbanas. Em 2015, a Virada Sustentável Manaus foi criada, em parceria com Instituto Virada Sustentável. A primeira edição teve 15 instituições e pessoas no conselho criativo, organizando 150 atividades, em 18 pontos da cidade, para envolver mais de 8.000 pessoas. Em 2019, os números demonstram a consolidação da Virada: 57 organizações no conselho criativo, 169 atividades em 25 pontos da cidade e engajando 25.000 pessoas! É a Virada Sustentável Manaus sendo planejada pelas pessoas da cidade e para a cidade


Virada Sustentável

Apoio à formulação, implementação e execução da política estadual do bem-estar animal e da fauna doméstica

A construção da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica será executada através do apoio da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) por meio de emenda parlamentar de autoria dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB), com supervisão técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA). O projeto tem como objetivos o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, o apoio na elaboração da Política Estadual e a implementação de ações práticas desta política pública no estado.


Projeto Bem-estar Animal e Fauna Doméstica

Pesquisa Científica

Desde a sua criação, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) atua em parceria com Universidades e Institutos de Pesquisa no apoio à coleta e análise de dados nas temáticas relacionadas à melhoria das cadeias produtivas, melhoria da qualidade de vida, soluções para o clima e resiliência, saúde, cidadania e outros temas de grande relevância para a sustentabilidade.


Pesquisa Científica

SUS na Floresta

Projeto idealizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) para investigação e proposição de soluções e serviços em saúde conectados à necessidades das populações amazônicas – resgatando práticas preventivas e tratativas que incorporam suas tradições, seus saberes, suas identidades e que promovem o bem-estar de pessoas, comunidades e territórios.


SUS na Floresta