ALIANÇA AMAZÔNIA CLIMA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

ALIANÇA AMAZÔNIA CLIMA

Selo da Aliança Amazônia Clima, criado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em parceria com diversas empresas e instituições.

A Amazônia viveu uma seca histórica em 2023, com efeitos devastadores para o meio ambiente e, especialmente sobre os povos que habitam e cuidam do bioma. Populações ribeirinhas em áreas remotas tiveram acesso limitado à água potável e alimentos. A Aliança Amazônia Clima é um movimento cidadão e coletivo de combate aos efeitos da crise climática na região amazônica. A iniciativa mobilizou doações de itens de primeira necessidade para as pessoas mais afetadas pela seca. 

Criada no último dia 3 de outubro de 2023, a aliança é uma idealização da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) que já conta com o apoio de 80 organizações socioambientais e representantes de centros de pesquisa na região amazônica. A iniciativa segue mapeando as áreas mais vulneráveis a eventos climáticos extremos na Amazônia para mobilizar recursos e atendimento emergencial a comunidades locais e medidas de adaptação climática. A Aliança Clima Amazônia já atendeu 12.068 pessoas em situação de vulnerabilidade no estado do Amazonas. Conheça, contribua e faça parte dessa aliança.

ESTRATÉGIAS

  • Auxílio emergencial para os povos e comunidades atingidos pela temporada prolongada de seca na Amazônia, produto da crise climática.
  • Monitoramento e análise periódica de variantes ambientais e climáticas para identificar tendências, mapear áreas críticas e apoiar a ação de governos federal, estaduais e municipais.

PÚBLICOS

  • Povos e comunidades tradicionais que vivem em áreas criticamente afetadas pela seca na Amazônia.
  • Bairros e zonas periféricas na Amazônia urbana afetados pela seca.

O IMPACTO

Até o momento, a Aliança Amazônia Clima já arrecadou doações em itens de primeira necessidade (água potável, alimentos não-perecíveis, filtros de barro, materiais para construção de sistemas de captação e tratamento de água, entre outros) para: 

17

——–

territórios (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e sedes municipais)

88

——–

localidades (comunidades, aldeias e bairros)

12.068

——–

pessoas atendidas

Previous

Next

COMO AJUDAR

Participe da Aliança Amazônia Clima e faça doações pela chave PIX: 

09351359000188 – Fundação Amazônia Sustentável 

Ou pelo site: 

Ponto de coleta:

Doações em alimentos não-perecíveis e água potável podem ser entregues de segunda à sexta, das 8h às 18h, na sede da Fundação Amazônia Sustentável, localizada na Rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Manaus-AM.