EnglishFrenchPortugueseSpanish

ALIANÇA COVID AMAZÔNIA

O enfrentamento da pandemia do coronavírus mobilizou uma das maiores parcerias institucionais da história da Amazônia, a Aliança Covid Amazônia, e lançou novos desafios ao desenvolvimento sustentável da região sob os olhares do mundo devido à importância no contexto das mudanças climáticas. A “Aliança COVID Amazônia dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras para o Enfrentamento do Coronavírus” disseminou e estimulou a adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio, oferecendo produtos básicos para muitas famílias (rurais e urbanas) e estabeleceu condições mínimas de atendimento remoto e transporte de pacientes graves. Deixou um legado de infraestrutura para os povos da Amazônia profunda.

 

PÚBLICOS

PRIORITÁRIO

  • Populações Tradicionais
  • Populações Indígenas

AGENDA URBANA

  • Pessoas em situação de rua, áreas periféricas, imigrantes e refugiados em Manaus
  • Populações indígenas em áreas urbanas no Amazonas

O IMPACTO

584.508

——–

Pessoas beneficiadas

57

——–

Municípios

8.071

——–

Comunidades, aldeias e bairros

777

——–

Ações

219

——–

Parceiros

R$48.581.665

——–

Recursos recebidos

“Enquanto todos corriam para garantir a sobrevivência e se isolar, a FAS arregaçou as mangas para se associar a parceiros e financiadores, e ir a campo para reduzir impactos”.

Emerson Moreira | RDS Canumã

QUADRO SITUACIONAL DA COVID 19

O Quadro Situacional da Covid-19 no estado do Amazonas é uma iniciativa da FAS, por meio do Programa Saúde na Floresta, que visa disponibilizar para a sociedade análises qualificadas do status semanal da doença. Acompanhe neste link: aqui.

AS ESTRATÉGIAS

REDUÇÃO DO CONTÁGIO

Material de comunicação, cestas básicas, máscaras, material de higiene, apoio para obtenção de auxílios governamentais.

DIAGNÓSTICO E ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Agentes de saúde, telessaúde, pequenas farmácias da floresta, guia para o uso de fitoterápicos e recomendações do comitê técnico-científico.

TRATAMENTO EM HOSPITAIS

Planejamento da demanda de leitos e equipamentos, oxímetros e termômetros, EPIs para profissionais de saúde, recomendações do comitê técnico-científico.

TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA

Ambulanchas, combustível, kit de oxigênio, EPIs para profissionais de logística, recomendações do comitê técnico-científico.

SAÚDE MENTAL

Material de comunicação e atendimento psicológico.

TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA PARA MANAUS

UTI aérea e ambulanchas.

RETOMADA PÓS-CALAMIDADE

Melhoria dos sistemas públicos de saúde e educação, empreendedorismo sustentável, energia renovável e conectividade.

SE TEM HISTÓRIA, TEM LIVRO

Em nome da vida na Floresta

A história de uma inédita parceria no enfrentamento do coronavírus
e o legado para o futuro da Amazônia

A imagem da Covid na Amazônia ficou marcada pelas cenas da crise nos hospitais das suas grandes cidades, como Manaus e Belém. Entretanto, a crise mais aguda é aquela vivida nas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. A chegada da Covid na Amazônia profunda foi devastadora.

Português (clique aqui para baixar)

BOLETIM ALIANÇA COVID AMAZÔNIA

Durante sua implementação, a Aliança Covid Amazônia publicou boletins periódicos para dar transparência aos recursos e aos beneficiários das ações. Confira, no link a seguir, todos estes registros: link.