ALIANÇA COVID AMAZÔNIA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

ALIANÇA COVID AMAZÔNIA

O enfrentamento da pandemia do coronavírus mobilizou uma das maiores parcerias institucionais da história da Amazônia, a Aliança Covid Amazônia, e lançou novos desafios ao desenvolvimento sustentável da região sob os olhares do mundo devido à importância no contexto das mudanças climáticas. A “Aliança COVID Amazônia dos Povos Indígenas e Populações Tradicionais e Organizações Parceiras para o Enfrentamento do Coronavírus” disseminou e estimulou a adoção de boas práticas para reduzir os riscos de contágio, oferecendo produtos básicos para muitas famílias (rurais e urbanas) e estabeleceu condições mínimas de atendimento remoto e transporte de pacientes graves. Deixou um legado de infraestrutura para os povos da Amazônia profunda.

 

PÚBLICOS

PRIORITÁRIO

  • Populações Tradicionais
  • Populações Indígenas

AGENDA URBANA

  • Pessoas em situação de rua, áreas periféricas, imigrantes e refugiados em Manaus
  • Populações indígenas em áreas urbanas no Amazonas

O IMPACTO

149.395

——–

Pessoas beneficiadas

58

——–

Municípios

1.342

——–

Comunidades, aldeias e bairros

777

——–

Ações

259

——–

Parceiros

R$48.581.665

——–

Recursos recebidos

“Enquanto todos corriam para garantir a sobrevivência e se isolar, a FAS arregaçou as mangas para se associar a parceiros e financiadores, e ir a campo para reduzir impactos”.

Emerson Moreira | RDS Canumã

Colaboradora da Fundação Amazônia Sustentável (FAS) fazendo pesquisa com ribeirinhos durante programa chamado Aliança Covid Amazônia, realizado pela FAS.

AS ESTRATÉGIAS

REDUÇÃO DO CONTÁGIO

Material de comunicação, cestas básicas, máscaras, material de higiene, apoio para obtenção de auxílios governamentais.

DIAGNÓSTICO E ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE

Agentes de saúde, telessaúde, pequenas farmácias da floresta, guia para o uso de fitoterápicos e recomendações do comitê técnico-científico.

TRATAMENTO EM HOSPITAIS

Planejamento da demanda de leitos e equipamentos, oxímetros e termômetros, EPIs para profissionais de saúde, recomendações do comitê técnico-científico.

TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA

Ambulanchas, combustível, kit de oxigênio, EPIs para profissionais de logística, recomendações do comitê técnico-científico.

SAÚDE MENTAL

Material de comunicação e atendimento psicológico.

TRANSPORTE DE EMERGÊNCIA PARA MANAUS

UTI aérea e ambulanchas.

RETOMADA PÓS-CALAMIDADE

Melhoria dos sistemas públicos de saúde e educação, empreendedorismo sustentável, energia renovável e conectividade.

Entrega de equipamentos de saúde para comunidade da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piranha, localizada no município de Manacapuru.

SE TEM HISTÓRIA, TEM LIVRO

Em nome da vida na Floresta

A história de uma inédita parceria no enfrentamento do coronavírus
e o legado para o futuro da Amazônia

A imagem da Covid na Amazônia ficou marcada pelas cenas da crise nos hospitais das suas grandes cidades, como Manaus e Belém. Entretanto, a crise mais aguda é aquela vivida nas comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. A chegada da Covid na Amazônia profunda foi devastadora.

Português (clique aqui para baixar)

BOLETIM ALIANÇA COVID AMAZÔNIA

Durante sua implementação, a Aliança Covid Amazônia publicou boletins periódicos para dar transparência aos recursos e aos beneficiários das ações. Confira, no link a seguir, todos estes registros: link.