PESQUISA CIENTÍFICA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

PESQUISA CIENTÍFICA

Desde a sua criação, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) atua em parceria com Universidades e Institutos de Pesquisa no apoio à coleta e análise de dados nas temáticas relacionadas à melhoria das cadeias produtivas, melhoria da qualidade de vida, soluções para o clima e resiliência, saúde, cidadania e outros temas de grande relevância para a sustentabilidade.

Pesquisa Científica na FAS

Diante dos desafios para produção de conhecimento científico atrelado ao conhecimento tradicional, a produção técnico-científica da FAS propõe esforços com universidades e instituições de pesquisa, nacionais e internacionais. Isto também contribui para o aprimoramento e transformação pessoal por meio de abordagens de pesquisa-ação, aprendizagem social e educação experimental: uma relação entre aprendizagem coletiva e construção colaborativa. Até o fim de 2020, foram mais de 169 pesquisadores parceiros de diversos países

Através da Coordenação de Gestão do Conhecimento (GCON), no âmbito do Programa de Soluções Inovadoras (PSI), a FAS possui uma agenda dedicada a atender tais demandas de apoio (técnico e/ou de articulação) para pesquisas científicas nas Unidades de Conservação Estaduais em que atua.

Destaques de 2020 na Pesquisa Científica

  • 64 pesquisadores entraram em contato em contato com a FAS
  • 2 artigos científicos escritos, com temáticas de bioeconomia e saúde.
  • Projetos nos eixos de cadeias produtivas, geração de renda, educação, saúde e energia renovável.

Linhas temáticas prioritárias

1

Melhoria nos sistemas de produção sustentável em comunidades ribeirinhas

2

Impactos do Programa Educação e Saúde (PES) e Programa Floresta em Pé (FPF) para o bem-estar humano, redução do desmatamento/incêndios florestais

3

Modelos inovadores de acesso às energias renováveis em comunidades ribeirinhas e indígenas

4

Demandas espontâneas de Pesquisa Científica – oportunidades de novos projetos (Serão analisadas conforme as ações estratégicas da FAS).

CONTATO

O(a) pesquisador(a) interessado(a) deve fazer contato inicial respondendo as perguntas contidas em nosso formulário de pesquisa, que será respondido em até 10 (dez) dias úteis pela equipe responsável.