PROTAGONISTAS DA AMAZÔNIA - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

PROTAGONISTAS DA AMAZÔNIA

Amazônia: substantivo feminino; mulher guerreira

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) reúne mulheres de diferentes localidades do Amazonas para nos definir o que é ser mulher na Amazônia. Em todas as respostas encontramos um denominador comum: a garra da mulher amazônida.

Diversas palavras, termos e adjetivos são utilizados por essas mulheres para definir a si e os desafios de ser mulher na Amazônia. Superação, empoderamento, arte e maternidade podem definir, contudo a mulher amazônida vai além, ela é diversas em uma.

As Protagonistas da Amazônia são ribeirinhas, urbanas, indígenas… são mulheres!

Mulher próxima a uma parede pintada com a foto de um indígena e com a frase

SEBASTIANA DINIZ

Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDS), mais especificamente na Comunidade Jaquiri, mora e trabalha Sebastiana Diniz.

Sebastiana traz consigo a força da mulher. Mãe dedicada, fala de seus filhos sempre que pode, mas também não deixa de citar seu trabalho, sua querida horta, de onde tira seu sustento. Para muitos que pensam que o trabalho na horta não pode ser executado com excelência por mulheres, Sebastiana nos mostra que é bem longe disso!

SHIRLEY TOMAZ

Valorizando sua cultura e seus ancestrais, Shirley Tomaz mostra que ser indígena no Amazonas não é se moldar a estigmas impostos pela sociedade.

Através de sua arte, Shirley nos explica na prática o que é a reconexão com seus antepassados e que isso a torna cada vez mais orgulhosa de suas origens. Shirley é o exemplo da força e da revolução feminina numa sociedade tão opressora.

VÂNIA LIMA

Ser mulher na Amazônia é se reinventar.

Vânia Lima, moradora da comunidade Três Unidos, representa a luta pela independência da mulher amazônida, aquela que luta pelo que deseja. Vânia não se intimidou pelos desafios da vida e hoje é símbolo de luta e obstinação!

CRISTINA PEREIRA

A história de Cristina e a arte se confundem, é unidade!

Líder comunitária do Projeto Rip-Art, Cristina Pereira já transformou a realidade de muitos jovens através da arte no bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus. Uma de suas maiores felicidades será a continuidade do projeto, para que mais histórias sejam desenhadas!

TAINARA CRUZ

Tainara Cruz é a esperança de que a sororidade fará parte do nosso cotidiano.

Compartilhar conhecimentos e lutar pelo empoderamento feminino são as principais frentes defendidas por Tainara. A jovem moradora da comunidade Três Unidos nos mostra que ser mulher na Amazônia é luta, empoderamento e sonhar alto.

VALERIA VASCONCELOS

Valeria Vasconcelos é sinônimo de superação!

Mulher, mãe, psicóloga e amazônida, Valeria está mais do que disposta a mudar a vida de outras mulheres do bairro Monte das Oliveiras, na zona norte da capital amazonense, através do Projeto Soul do Monte.

TAILANE CRUZ

A moradora da comunidade Três Unidos, Tailane Cruz, é mais um exemplo de que a nova geração de mulheres amazônidas pode revolucionar e ainda manter seus pés fincados na Amazônia, valorizando suas origens e abrindo portas para mais mulheres.