Lideranças de unidades de conservação do AM se reúnem em Manaus para aprimorar Bolsa Floresta
09/05/2016
Mais de 60 lideranças participam, a partir desta segunda-feira (9), da 16ª edição do Encontro de Lideranças Representantes de Associações das Unidades de Conservação do Programa Bolsa Floresta. O evento é realizado na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), em Manaus, e tem como objetivo avaliar e aprimorar a estratégia e metodologia de implementação do Bolsa Floresta, empoderando e qualificando os líderes.
O Encontro de Lideranças é uma oportunidade de promover integração institucional entre Fundação, parceiros e associações comunitárias das Unidades de Conservação (UC), além de debater de forma conjunta as políticas pUblicas federais, estaduais e municipais para a melhoria de qualidade de vida das reservas. A cada ano, duas edições do Encontro de Lideranças são realizadas, abordando diferentes temas relacionados às atividades de geração de renda, apoio a infraestrutura social e empoderamento comunitário. Nesta 16ª edição, um dos principais focos é capacitar lideranças em prestação de contas, indicadores e elaboração de projetos.
Participaram da abertura do evento o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, o secretário-executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Luiz Henrique Piva, a diretora presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Ana Aleixo, e o diretor de crédito da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Paulo Vale.
Para o superintendente geral da FAS, o evento é essencial por definir os próximos passos das ações nas unidades de conservação. “Com o Encontro, todos os líderes têm oportunidade de falar sobre os desafios nas comunidade e dialogar com vários atores da sociedade, já que contamos com a presença de várias instituições que atuam junto às Unidades de Conservação. Isto é essencial para que a voz do ribeirinho, que é o protagonista no desenvolvimento sustentável, seja ouvida”, destacou Virgilio Viana.
O secretário-executivo da Sema ressaltou a importância das capacitações que aprimoram a gestão das associações comunitárias. “A FAS aprovou um novo projeto voltado às unidades de conservação com o Fundo Amazônia, e nós na secretaria sabemos a seriedade de instituições como esta. Por isso, consideramos a agenda deste Encontro de extrema importância para que vocês comunitários entendam o papel de vocês e apoiem o projeto”, disse.
Programação
No primeiro dia, o Encontro de Lideranças tem como pauta o empreendedorismo. As atividades promovem um levantamento dos princípios que unem os negócios que melhoram a qualidade de vida e promovem a conservação ambiental dentro das UC beneficiadas pelo Bolsa Floresta, além de identificar os passos mais importantes de apoio ao empreendedor ribeirinho. Convidados de diferentes instituições, como o Impact Hub Manaus, Global Canopy Programme (GCP), Sitawi e Broota, participam para trocar experiências com os ribeirinhos.
Na terça-feira (10), será debatida a importância das prestações de conta para a gestão das Associações; indicadores de gestão para as Associações; elaboração de projetos e a sustentabilidade das Associações; avanços e lições aprendidas no período 2010-2015 sobre o olhar das lideranças e da FAS; e o Projeto Fundo Amazônia.
O empoderamento comunitário é o foco do terceiro dia de evento. Durante a tarde, será realizado um Papo Sustentável, evento aberto ao pUblico, com o tema “Investimentos dos recursos de Pesquisa e Desenvolvimento para a diversificação da economia do Amazonas”. O debate contará com a presença do presidente do Conselho de Administração da FAS, Benjamin Sicsu, e do reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa.
Com o apoio do Bradesco, o quarto dia terá capacitações em educação financeira. Já o Ultimo dia do evento, a sexta-feira (13), contará com a presença do vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Belarmino Lins, e do secretário de Educação do Amazonas, Rossieli Soares, para debater com os comunitários sobre os desafios para o aprimoramento de políticas pUblicas na educação e no desenvolvimento de comunidades ribeirinhas do Amazonas.
O evento conta com apoio da Sema, patrocínio do Bradesco, Fundo Amazônia/BNDES, Coca-Cola Brasil, e apoio do Fundo Newton, British Council e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).