O projeto SUS na Floresta tem como objetivo fortalecer e apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas por meio da estruturação de um sistema de telessaúde integrado ao SUS ampliando a assistência nessas regiões.
Para isso, serão disponibilizadas estruturas físicas adequadas, incluindo sala de espera, alojamento, sala de triagem, consultórios para atendimentos presenciais e teleatendimentos, além de consultório odontológico. A iniciativa prevê a implantação de polos de telessaúde em pontos estratégicos da floresta amazônica, que oferecerão consultas presenciais, teleconsultas e atendimentos odontológicos, além de consultoria técnica para profissionais das secretarias municipais de saúde.
O projeto também prevê formação para as equipes de saúde, com consultorias técnicas em saúde digital, visando aprimorar o acesso e a qualidade do cuidado oferecido às comunidades atendidas.
As estruturas serão equipadas para garantir a continuidade e a resolutividade do cuidado nas regiões atendidas, promovendo também o treinamento em telessaúde para profissionais do SUS e ações de educação em saúde voltadas à população local.