Seminário reúne especialistas e poder público para avançar na Política Estadual de Bem‑Estar Animal no Amazonas
Evento destacou ações que já resultaram em mais de 2 mil castrações e 26 toneladas de ração distribuídas a cuidadores de animais
02/06/2023
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) promoveram, nesta sexta‑feira (02/06), o seminário “Apoio à Formulação, Implementação e Execução da Política Estadual do Bem‑Estar Animal e da Fauna Doméstica”, na Escola Superior da Advocacia do Amazonas. O encontro reuniu gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas que conciliem saúde ambiental, animal e pública.
Durante o evento foram apresentados os principais resultados do projeto:
- 2.093 castrações de cães e gatos realizadas em Manaus, Presidente Figueiredo e Careiro da Várzea;
- 6 toneladas de ração doadas a cuidadores de animais da capital;
- Elaboração de minuta de decreto para a criação da Política Estadual do Bem‑Estar Animal;
- Aquisição e entrega de um “Castramóvel” totalmente equipado;
- Apresentação da websérie “Cuidadores de Animais” e outros cinco materiais de comunicação.
O seminário contou com a presença do secretário de Meio Ambiente Eduardo Taveira, da coordenadora do projeto na FAS Nelise Galvão e do médico‑veterinário Rodrigo Dias (ASSBEA/SEMA).
Sobre o projeto
A Formulação, Implementação e Execução da Política Estadual do Bem-Estar Animal e da Fauna Doméstica é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) apoia essa política pública que é destinatária das emendas parlamentares n° 025/2020, n° 026/2020, n° 040/2020 e n° 041/2020 dos deputados estaduais Joana Darc (PL) e Saullo Vianna (PTB). O projeto tem como objetivos (i) o levantamento do contexto regional do bem-estar animal e da fauna doméstica no Amazonas, (ii) o apoio na elaboração da Política Estadual e (iii) a implementação de ações práticas desta política pública no estado.
Créditos de imagem: Divulgação/FAS