14ª Feira da FAS acontece domingo (11) com participação de empreendedoras indígenas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

14ª Feira da FAS acontece domingo (11) com participação de empreendedoras indígenas

14ª Feira da FAS acontece domingo (11) com participação de empreendedoras indígenas
agosto 2, 2019 FAS

14ª Feira da FAS acontece domingo (11) com participação de empreendedoras indígenas

02/08/2019

Mulheres indígenas de todo o Estado vêm a Manaus expor produtos como artesanato, culinária, alimentos agrícolas e plantas medicinais. Tradicionais espaços Gastronomia, Variedades e Jardinagem continuam

O trabalho de mulheres indígenas de todo o Amazonas ganhará visibilidade na 14ª edição da Feira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Feira da FAS, que acontece domingo (11), de 8h às 19h, na sede da ONG, em Manaus. Ao menos 30 mulheres empreendedoras indígenas das regiões do Alto Rio Negro, Alto e Médio Solimões, Baixo Amazonas, Purus, Juruá, Médio Madeira, Manaus e entorno expõem produtos como artesanato, culinária, alimentos agrícolas e plantas medicinais. A entrada é gratuita.

Buscando construir uma “ponte” entre o pequeno empreendedor e o público, bem como estimular o consumo consciente, esta edição da Feira da FAS, em especial, pretende mostrar para visitantes o potencial artístico dos povos indígenas, além de fortalecer a identidade cultural deles e promover cidadania através do empreendedorismo. “Iniciativas como essa incentivam a geração de renda entre os povos indígenas. É um espaço de valorização conquistado por eles para apresentar sua cultura”, destaca o coordenador da feira, Cleber Santos.

Ao circular pelo evento, os participantes encontrarão desde produtos do cotidiano indígena até aqueles usados como forma de decoração. As opções incluem utensílios de cerâmica e madeira, colares, brincos, pulseiras, quadros, bolsas, cestos, entre outros, e também peças que retratam costumes, tradições e demais referências culturais do Estado, produzidas com matérias-primas locais, manifestando a criatividade e a identidade cultural de cada etnia.

A culinária indígena, alimentos agrícolas produzidos por indígenas e plantas medicinais também estão na programação. “Diversas etnias, lado a lado, para mostrar e vender o que produzem em suas aldeias, dando visibilidade à arte e à cultura indígena”, enfatiza Cleber Santos.

A participação de mulheres indígenas na Feira da FAS é parte da programação do I Encontro de Empreendedoras Indígenas, que será realizado na FAS em parceria com a Rede de Mulheres Indígenas do Amazonas – MAKIRA-ËTA, no período de 7 a 11 de agosto. Nos dias anteriores à feira, as participantes compartilham saberes e fazeres a partir da visão do empreendedorismo, com a discussão de temas como gestão, produção e comercialização sustentável, fortalecimento institucional, mobilização política, direitos indígenas e desafios.

A Feira

Além de empreendedoras indígenas, a Feira da FAS reunirá expositores nos tradicionais espaços Gastronomia, Variedades e Jardinagem. A programação do evento também inclui atrações musicais, aula de yoga, prática de esportes, jogos variados, teatro e dança, brincadeiras e atividades lúdicas de educação ambiental para crianças, entre outras ações culturais. Confira aqui a lista de expositores https://bit.ly/2KjPAbP. A FAS fica situada na rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus. O evento tem entrada gratuita e acontece de 8h às 19h.

Serviço

O quê: 14ª Feira da FAS
Quando: domingo, 11 de agosto, de 8h às 19h
Onde: sede da FAS, na rua Álvaro Braga, 351, bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul de Manaus
Quanto: gratuito