6º Fórum Mundial de Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

6º Fórum Mundial de Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas

6º Fórum Mundial de Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas
junho 22, 2015 FAS

6º Fórum Mundial de Meio Ambiente debaterá mudanças climáticas

22/06/2015

“O assunto das Mudanças Climáticas não é um mito, mas sim uma realidade que afetará a qualidade de vida de todas as pessoas e as suas atividades neste planeta”, diz Roberto Klabin, presidente do LIDE Sustentabilidade, que junto com o LIDE â?? Grupo de Líderes Empresariais promovem em 25 e 26 de junho, a sexta edição do Fórum Mundial de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Virgilio Viana, estará presente no evento.

Segundo pesquisa do Datafolha encomendada pelo Observatório do Clima e pelo Greenpeace, 85% dos brasileiros estão muito preocupados com a questão das mudanças climáticas e, para 90%, essas mudanças têm relação direta com a crise hídrica e energética no Brasil. Os dados reforçam a importância do evento, que reunirá autoridades no assunto, como ambientalistas e pesquisadores, e também cerca de 350 empresários filiados ao Grupo.

“Mudanças climáticas e o impacto na vida das pessoas” será o tema central do Fórum que tem como objetivo prestar um serviço à sociedade, trazendo e compartilhando conhecimentos e experiências no sentido de apontar mudanças de comportamento para mitigar os possíveis danos futuros e alertar as pessoas sobre esses desafios em futuro próximo.

Ainda segundo a pesquisa Datafolha, 84% dos brasileiros acreditam que o Governo Federal faz menos do que deveria ou não faz nada, para lidar com as mudanças climáticas. Entre os mais jovens, essa percepção chega a 58% dos entrevistados. A maioria, 66%, acredita que o Brasil deveria assumir a liderança no enfrentamento do problema, em se tratando de negociações internacionais.

Segundo João Doria, presidente do LIDE, “o tema sustentabilidade norteia as ações de toda a sociedade e o debate deve contribuir para a ampliação de uma agenda ambiental, além de fortalecer o conceito para a preservação socioambiental no Brasil”. Estão confirmadas para os debates as presenças de Ricardo Soavinski, secretário do Meio Ambiente do Paraná; Fernando Von Zuben, diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak; e Virgílio Viana, superintendente da FAS.

Na ocasião, Amyr Klink, empresário, navegador e explorador; Bia Doria, artista plástica e representante da arte contemporânea sustentável; e Hugo França, designer famoso por suas esculturas mobiliárias feitas a partir de resíduo florestal, serão homenageados. E, em reconhecimento às iniciativas em prol da sustentabilidade praticadas pelas empresas, será realizado o Prêmio LIDE de Meio Ambiente 2015, contemplando as seguintes categorias: ambiente urbano, biodiversidade, capitalismo consciente, economia verde, educação ambiental, gestão pUblica ambiental, mídia ambiental, mudanças climáticas, oceanos, propriedades rurais sustentáveis, recursos hídricos e unidades de conservação.

Ao final do Fórum Mundial de Meio Anbiente, a Carta de Foz, com conclusões finais sobre o encontro, será apresentada com o objetivo de firmar o compromisso do LIDE com todo conteUdo exposto durante os dois dias.

Grandes marcas têm importante participação na realização do evento. Copel, Sanepar e Renault são patrocinadores. São colaboradores a CCR e Tetra Pak. Estão como fornecedores oficiais a CDN, Eccaplan, Talent e UPS. Portal Click Foz, PR News Wire, as revistas Amazônia e LIDE Sustentabilidade, TV Cultura e TV LIDE são mídia partners.