7º Fórum de Bicicletas de Manaus discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

7º Fórum de Bicicletas de Manaus discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras

7º Fórum de Bicicletas de Manaus discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras
agosto 9, 2018 FAS

7º Fórum de Bicicletas de Manaus discute mobilidade urbana nas cidades brasileiras

09/08/2018

A bicicleta e o futuro da mobilidade urbana no Brasil estarão em pauta no 7º Fórum de Bicicletas de Manaus, evento gratuito que acontece na cidade entre os dias 15 e 17 de agosto. Uma realização do Movimento Pedala Manaus e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a ação acontecerá sempre partir das 19h na sede da FAS, Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro com inscrições limitadas no site fas-amazonia.org
Com o tema “A Bicicleta e os 17 ODS da ONU: uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável”,  o fórum tem por objetivo discutir o cenário do uso da bicicleta nos municípios e cidades brasileiras. Serão promovidos  debates, painéis, apresentação de projetos, mesas redondas e intervenções urbanas, com participação do poder público municipal, iniciativa privada e representantes do terceiro setor que trabalham a mobilidade ativa.
Dentre os palestrantes confirmados estão Geraldo Alves e Tatiana Schor, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Zé Lobo, reconhecido pelo trabalho na organização Transporte Ativo, do Rio de Janeiro e da cicloativista  paulista Suzana Nogueira.
“Os objetivos globais, como estabelecido nos ODS, buscam consolidar direitos humanos e a bicicleta já está cumprindo essas metas em todo o mundo, evidenciando mais uma vez que as cidades precisam urgentemente investir nelas”, afirma a coordenadora do Pedala Manaus, Nádia Aguiar.
Temas como geração de renda, comunidades sustentáveis, igualdade de gênero, saúde e bem-estar serão algumas das questões discutidas. O diálogo com o poder público e com os cidadãos também acontecerá como instrumento de sensibilização ao tema.
De acordo com a coordenadora da Agenda Cidades Sustentáveis da Fundação, Paula Gabriel, o fórum é importante pois “traz uma visão de como a promoção de políticas públicas para a bicicleta e o uso deste modo de transporte tem impacto direto e indireto nos ODS, os quais embasam a nova agenda urbana das que entrou em vigor mundialmente a partir da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável”.
O VII Fórum de Bicicletas Manaus tem o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, Grupo Rede Amazônica, Makro Produtora, Tembici, Audax Bikes, Pedal & Cia, Magistral, Accor Hotels – Ibis Budget Manaus, Valdemar Design, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia).
“Tornar o transporte e mobilidade urbana mais sustentáveis é de importância vital para a humanidade e o planeta. Além disso, mobilidade ativa é um direito humano em todas as escalas, o que inclui o direito de pedalar”, aponta Nádia Aguiar.
A ação tem apoio da Latam Airlines Brasil.
Programação
 
14 de agosto – Terça-feira  (Pré-fórum)
Papo Sustentável: Manaus e as ODS. Uma nova agenda urbana.
19h às 20h, na Fundação Amazonas Sustentável – FAS

Convidados: Camila Lima (Global Goals Jam – GGJ), Telamon Firmino (Instituto de Planejamento Urbano da Prefeitura de Manaus – IMPLURB), Fernanda Meirelles (IDESAM), Aline Cavalcante (Coalização Clima e Mobilidade – CCM), Mediador Eduardo Taveira (Fundação Amazonas Sustentável – FAS)
 
15 de agosto – Quarta-feira
19h – Abertura do 7º. FBM – Pedala Manaus
19h10 – 17 Objetivos para transformar nosso mundo – Virgílio Viana / FAS
19h30 – A bicicleta e os 17 ODS da ONU: Uma nova agenda de desenvolvimento urbano sustentável – Suzana Nogueira / SP
19h50 – Exibição do documentário O Elo Perdido – Renata Falzoni
20h30 – Mesa Redonda
 
16 de agosto – Quinta-feira
19h – Palestra A Bicicleta como fonte geradora de renda e emprego – João Ludgero / ABRACICLO
19h20 – Painel A Bicicleta tornando as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Prof. Dr. Geraldo Alves / UFAM
Prof. Dra. Tatiana Schor / UFAM
Zé Lobo – Transporte Ativo / RJ
Mediador: Eduardo Taveira / FAS
20h15 – Mesa Redonda
 
17 de agosto – Sexta-feira
19h – Apresentação e Premiação dos Trabalhos Finalistas do Edital “A Gente Pedala e FAS”
19h45 – Apresentação do Manifesto do Fórum sobre o Uso da Bicicleta para Cidades Sustentáveis e da Carta Compromisso “Mobilidade Ativa nas Eleições”
20h15 – Coquetel de Encerramento e Sorteio de Bicicletas
 
Serviço
O quê: VII Fórum de Bicicletas Manaus
Quando: 15 a 17 de agosto de 2018
Onde: Fundação Amazonas Sustentável – FAS (R. Álvaro Braga, 351, Parque 10)
Quanto: Gratuito – Requer inscrições  
 
Para mais informações:
http://www.pedalamanaus.org/7fbm
Contato: [email protected]
Telefones: (92) 98261-8504 / (92)99200-9239