Fundo Amazônia
DOE PARA FAS

FUNDO AMAZÔNIA

PARCERIA NA AMAZÔNIA

Fundo Amazônia é um mecanismo de financiamento climático baseado no conceito de pagamento por resultados obtidos na redução das emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento. Foi criado em 1º de agosto de 2008 (Decreto 6.527), com o objetivo central de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento e também para a conservação e o uso sustentável das florestas no bioma amazônico.

Ao valorizar os serviços ecossistêmicos da Amazônia para o Brasil e para o mundo, ele angaria, por meio da cooperação, contribuições do mundo e do Brasil para a manutenção da floresta em pé, em um processo em que todos se beneficiam. A origem das doações envolve Noruega (93,8%), Alemanha (5,7%) e Brasil (0,5%), por meio da Petrobras. Os recursos do Fundo Amazônia são aplicados sob a forma de financiamentos não-reembolsáveis, geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A valorização da floresta em pé, promovendo a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações que nela residem, foi a principal motivação de criação da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em 2008, no âmbito da Lei de Mudanças Climáticas do Estado do Amazonas. A partir desse mecanismo, foi criado o Programa Bolsa Floresta (PBF), política pública de pagamento por serviços ambientais que desde então tem sido implementada pela FAS, por meio de um termo de cooperação estabelecido com o Governo do Estado do Amazonas.

Mediante a captação de recursos de doação de recursos não-reembolsáveis, origem filantrópica e de responsabilidade social corporativa, foram desenvolvidos outros quatro componentes: Geração de Renda, Empreendedorismo, Empoderamento e Infraestrutura Comunitária, que complementam a política de recompensa por serviços ambientais e ampliam os investimentos recebidos por família anualmente.

Em 2010, a FAS teve seu primeiro projeto aprovado junto ao Fundo Amazônia e ao BNDES, viabilizando alternativas de geração de renda e estímulo ao protagonismo de grupos sociais vulneráveis, junto a 40 mil pessoas beneficiárias do Programa Bolsa Floresta. A experiência foi exitosa e um novo projeto foi aprovado e iniciado em 2016, com enfoque no empreendedorismo e fortalecimento da organização social e produtiva.

O Projeto 2 foi denominado “Bolsa Floresta (+): Redução do desmatamento por meio do associativismo, renda sustentável e monitoramento de resultados socioeconômicos”, e visou contribuir para a redução do desmatamento no Amazonas, por meio do fortalecimento e empoderamento das associações de moradores, fomento de arranjos produtivos sustentáveis, monitoramento de indicadores ambiental e de gestão do Programa Bolsa Floresta e da disseminação de lições aprendidas para replicação de metodologias e engajamento social, conforme detalhado na Teoria da Mudança do projeto.

Informações sobre monitoramento e avaliação sobre o desmatamento na Amazônia. Informações dentro da página Fundo Amazônia.

COMPONENTE RENDA

COMPONENTE ASSOCIAÇÃO

COMPONENTE CHAMADA PÚBLICA

COMPONENTE DISSEMINAÇÃO DE LIÇÕES APRENDIDAS

COMPONENTE GESTÃO

A parceria entre a FAS e o Fundo Amazônia foi anunciada em dezembro de 2009. Ela tem como principal objetivo a contenção do desmatamento e a melhoria da qualidade de vida das populações tradicionais residentes nas Unidades de Conservação Estaduais do Amazonas, através do financiamento das ações dos componentes Associação e Renda do Programa Bolsa Floresta.

Geração de Renda

Produção sustentável para a redução da pobreza A FAS estimula o desenvolvimento integral sustentável das comunidades, cadeias organizativas, redes de empreendimentos e à geração de renda.

Empoderamento Comunitário

Fortalecimento de organizações comunitárias O Programa de Empoderamento tem por objetivo fortalecer as organizações sociais de base comunitária, estimulando a consolidação das atuais lideranças e a formação de futuras lideranças.

Gestão Estratégica

Implementação do Planejamento Estratégico 2030 ABain&Company realizou um detalhado diagnóstico sobre o desempenho e o impacto programático da FAS, bem como as conquistas alcançadas em 10 anos de atuação.

Edital Floresta em Pé

Fomentar as alternativas econômicas sustentáveis, associadas à redução do desmatamento e da vulnerabilidade social, foi o que originou a criação do Edital Floresta Pé.

NOSSA ÁREA DE ATUAÇÃO

    1. N

      NEGRO-AMAZONAS(7)

    2. M

      MADEIRA(3)

    3. J

      JURUÁ(2)

    4. S

      SOLIMÕES-JUTAÍ(4)

AS AÇÕES BUSCARAM ALCANÇAR OS SEGUINTES OBJETIVOS:

  1. INVESTIR

    Investir em arranjos produtivos sustentáveis nas unidades de conservação beneficiadas pelo Programa Bolsa Floresta.

  2. FORTALECER

    Fortalecer as associações de moradores para a gestão de projetos sociais, de geração de renda e ambientais para as mais de 580 comunidades atendidas pelo Programa Bolsa Floresta.

  3. APOIAR

    Apoiar pequenos e médios projetos no entorno das unidades de conservação por meio de Chamada Pública «Edital Floresta em Pé».

  4. DISSEMINAR

    Disseminar lições aprendidas e soluções inovadoras voltadas para o desenvolvimento sustentável.

  5. REALIZAR

    Realizar ações sistemáticas de monitoramento e avaliação de indicadores de resultados e impactos que possibilitem o acompanhamento de transformações junto ao público beneficiário.

Fundo Amazônia.

Fazendo a floresta
valer mais em pé
do que derrubada.

RESULTADOS

  1. RENDA

    Ampliação da capacidade da economia florestal sustentável por meio do (i) aumento da produtividade; (ii) incremento do número de arranjos produtivos apoiados; (iii) maior apoio às associações e cooperativas; e (iv) melhoria da renda familiar aliada à conservação a floresta.

  2. EMPODERAMENTO

    Associações com maior autonomia na (i) elaboração e gestão de projetos; (ii) monitoramento de sistemas de indicadores de gestão por meio de encontros e reuniões periódicas; (iii) articulação com outros atores regionais e nacionais para a melhor gestão territorial da UC; e (iv) formação e capacitação de lideranças e jovens líderes.

  3. EMPREENDIMENTOS

    Pequenos e médios empreendimentos com (i) acesso ao apoio gerencial e técnico; (ii) assessoria para a inovação e adaptação tecnológica; bem como (iii) o apoio às redes de cooperação.

  4. DISSEMINAÇÃO

    Sistematização do conhecimento e de metodologias de replicabilidade que visem (i) publicações técnico-científicas sobre lições aprendidas e soluções para o desenvolvimento sustentável; (ii) disseminação de lições aprendidas e soluções para o desenvolvimento sustentável.

  5. INFORMAÇÃO

    Elaboração e consolidação dos indicadores de gestão do Programa Bolsa Floresta e a sistematização e análise de resultados socioeconômicos do projeto.