Edital Floresta em Pé - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Edital Floresta em Pé

Fomentar as alternativas econômicas sustentáveis, associadas à redução do desmatamento e da vulnerabilidade social, foi o que originou a criação do Edital Floresta Pé, financiado pelo Fundo Amazônia.

Entre 2017 e 2019, o edital selecionou e financiou projetos de organizações de direito privado, sem fins lucrativos, formais e regularizadas, a serem implementados em áreas de entorno e mosaicos de unidades de conservação e corredores ecológicos do Amazonas.

Além do apoio financeiro, os projetos contaram com capacitações e assessoria técnica em gestão de projeto por 18 meses. Nove etapas fizeram parte da metodologia do edital que engloba a chamada pública, investimentos e acompanhamento de projeto.

No total, foram 181 propostas submetidas de 33 municípios, sendo 17 projetos aprovados. Entre 2018 e 2019, período de execução dos projetos, o edital obteve como resultado o repasse de R$ 2,5 milhões para as organizações, beneficiando 1.547 famílias de 126 comunidades, em 12 municípios do Amazonas.

As associações desenvolveram projeto para melhoria de 11 cadeias produtivas.

O processo de aprendizagem e a sistematização do conhecimento adquirido é muito importante para o êxito de práticas em gestão de projetos. As lições aprendidas do Edital Floresta em Pé mostraram que esse projeto-piloto foi bem sucedido para a FAS e o Fundo Amazônia no que tange à pequenos e médios empreendimentos no interior do Amazonas.

Confira o edital e os anexos referentes ao Floresta em Pé:

As principais lições aprendidas do projeto foram elencadas em três grupos de aspectos:

a) Relações institucionais, associativismo e cooperativismo;

b) Gestão administrativa;

c) Gestão financeira e de produção. Para além da combinação de investimentos diretos com assessoramento em gestão de projetos e produção de manuais, o Edital Floresta em Pé, proporcionou o engajamento de empreendedores com as comunidades e entre eles, e de forma espontânea, surgiu uma rede de aprendizagem e troca de experiências que será continuada mesmo após o fim do projeto.

Conheça nossas publicações:

Notícias

Mais de 1,5 mil famílias produtoras têm aumento de renda com apoio do Edital Floresta em Pé

12/09/2019

Saiba mais

Empreendedores apoiados pelo Edital Floresta em Pé participam de intercâmbio de experiências em Manaus

13/11/2018

Saiba mais

Edital Floresta em Pé realiza Oficina de Elaboração de Projetos

21/08/2017

Saiba mais

Edital de R$ 2,5 milhões para produção sustentável é lançado pela FAS e BNDES, em Manaus

03/04/2017

Saiba mais

Previous

Next

Saiba mais sobre o Edital Floresta em Pé