Edital Floresta em Pé realiza Oficina de Elaboração de Projetos - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Edital Floresta em Pé realiza Oficina de Elaboração de Projetos

Edital Floresta em Pé realiza Oficina de Elaboração de Projetos
agosto 21, 2017 FAS

Edital Floresta em Pé realiza Oficina de Elaboração de Projetos

21/08/2017

Nas últimas semanas a FAS recebeu grupos de organizações de 36 municípios do Amazonas para a segunda etapa do Edital Floresta em Pé: a Oficina de Elaboração de Projetos, projeto apoiado pelo Fundo Amazônia/BNDES. Em comum, ideias inovadoras para a geração de renda sustentável prontas para serem colocadas no papel e se tornarem projetos elegíveis.
“Um dos grandes diferenciais do Edital Floresta em Pé é essa etapa, porque buscamos realizar uma Oficina não apenas para preencher o Anexo do Edital, mas propiciar ferramentas para que essas organizações possam construir seus projetos e estarem aptas a concorrer a qualquer edital público”, comenta Mickela Souza, Coordenadora do Edital.
A Oficina foi realizada para os membros das associações, cooperativas e demais organizações de direito privado sem fins lucrativos que tiveram suas propostas aprovadas na primeira fase pelo comitê de avaliação independente da FAS. Ao todo, 88 propostas foram contempladas, em áreas como agricultura sustentável, manejo de pirarucu, comércio, turismo de base comunitária entre outros. A partir dessas temáticas, as organizações proponentes foram divididas em três turmas para a qualificação em elaboração de projetos e questões específicas do edital.
A programação da Oficina tratou do Laudato Si (“Nossa Casa Comum”), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Teoria da Mudança e questões de elaboração de projetos como descrição de atividades, cronograma e orçamento. Todos esses conteúdos foram organizados em um Guia para elaboração de projetos, disponível para consulta. As atividades foram conduzidas pelo especialista Carlos Aragon, com experiência em finanças e desenvolvimento de projetos na Amazônia.
Próximos passos
Após participarem da Oficina, as organizações proponentes tiveram até o dia 18 de agosto para enviarem seus projetos redigidos e documentos necessários para passarem pela seleção da última etapa do Edital. As organizações que tiverem projetos selecionados pelo Comitê de Avaliação independente ainda receberão visita técnica da equipe do Edital antes de terem seus projetos e documentos encaminhados para o Fundo Amazônia/BNDES validar sua classificação. Outra Oficina prevista é a de Gestão de Projetos que terá foco na gestão dos empreendimentos contratados e será realizada entre os dias 05 e 06 de dezembro.
Serão aprovados projetos de até R$150 mil, em um total de R$2,5 milhões. As iniciativas selecionados deverão ser realizadas num período de 18 meses e terão acompanhamento direto da FAS na sua execução por até 24 meses. Todas as informações sobre o Edital Floresta em Pé e sobre as etapas de seleção podem ser acessados no edital em fas-amazonia.org/edital.