Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre biodiversidade em evento do BID - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre biodiversidade em evento do BID

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre biodiversidade em evento do BID
março 20, 2023 FAS

Virgilio Viana, superintendente-geral da FAS, debate sobre biodiversidade em evento do BID

Executivo vê a Amazônia com um otimismo cauteloso e destaca a importância de uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento consciente da região

20/03/2023
Pessoas reunidas em painel de discussão, em evento realizado pelo BID no Panamá.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o BID Invest realizaram, no Panamá, a sua ‘Reunião Anual de 2023’. Nela, os líderes econômicos e financeiros dos 48 países membros do BID e do setor privado abordaram os desafios e as oportunidades de desenvolvimento na América Latina e no Caribe, desde os impactos das mudanças climáticas até o crescimento equitativo e sustentável. 

Uma das atividades propostas foi o seminário ‘Biodiversidade para a prosperidade e o crescimento sustentável’, que contou com a participação de Virgilio Viana, superintendente-geral da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Viana destacou o ‘otimismo cauteloso’ com que vê a Amazônia hoje em dia, reforçando a necessidade de uma abordagem sistêmica para o seu desenvolvimento consciente.  

“Eu creio que falte uma formulação de mecanismos financeiros ágeis, e aí há um espaço para o BID. Vivemos uma tragédia ecológica na região e muitas vezes a verba destinada à Amazônia não chega ao território com a rapidez necessária para sanar problemas tão urgentes quanto a perda da biodiversidade, crise climática e a perda de direitos dos povos da floresta”, diz Virgilio. 

O painel, mediado por Tatiana Schor, do BID, contou ainda com a participação de Fany Kuiru Casto, da Coordenadoria das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), Alexandra Moreira, da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica e Rafael Clavijo, do Parque Ecológico Mundo Amazónico. 

 

Sobre a FAS    

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.  

 

Créditos da imagem: Divulgação/BID