REDD+ é uma sigla para Redução de Emissão de Gases de Efeito Estufa provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal. Esse é um mecanismo global que busca incentivar a conservação das florestas, oferecendo compensações financeiras aos países em desenvolvimento que reduzem suas emissões de gases de efeito estufa provenientes do desmatamento e da degradação florestal. No contexto amazônico, onde a pressão sobre as florestas e os recursos naturais é intensa, o curso é importante para fortalecer o papel das comunidades locais na proteção ambiental e no desenvolvimento sustentável.
Conteúdo e Programação
Durante o curso, as pessoas participantes terão a oportunidade de aprender sobre os princípios e o funcionamento do REDD+, técnicas de monitoramento florestal, os direitos territoriais das populações tradicionais, além de desenvolverem habilidades em gestão comunitária e adaptação climática.
Na programação do curso, terão videoaulas, seminários online ao vivo e materiais complementares de leitura em temas como mudanças climáticas, legislação e acordos ambientais, impactos da crise climática e soluções participativas.
Módulo 1: Conceitualização da mudança climática
Episódio 1: A ciência da mudança climática global
Episódio 2: A Amazônia e as Mudanças Climáticas
Episódio 3: Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas: Soluções locais e globais para combater e se adaptar às mudanças climáticas
Episódio 4: O que é REDD+? História, conquistas e desafios
Módulo 2: Redução de emissões por desmatamento e degradação florestal e manejo florestal sustentável (REDD+)
Episódio 5: Amazônia e REDD+: Oportunidades históricas, ameaças e desafios
Episódio 6: Políticas públicas e REDD+
Episódio 7: Técnicas e Metodologias de Contabilidade
Episódio 8: Salvaguardas Socioambientais na Amazônia
Módulo 3: Criação de projetos e programas de REDD+
Episódio 9: Lições aprendidas e realizações de projetos de REDD+ na Amazônia
Episódio 10: Garantindo a participação efetiva das comunidades locais
Episódio 11: Como desenvolver um projeto ou programa de REDD+
Episódio 12: Monitoramento de indicadores socioambientais de um projeto ou programa de REDD+
A formação é 100% virtual e gratuita. 1500 participantes, entre representantes de comunidades e povos tradicionais da Amazônia foram selecionados para participar da programação com duração de dois meses no segundo semestre de 2024.
Após o ciclo inicial de formação, as aulas estarão disponíveis no canal do YouTube da FAS para o público geral.
A iniciativa conta com apoio da Mitsubishi Foundation Corporation for the Americas (MCFA) via o projeto “Treinamento em REDD+: Comunidades Tradicionais e Povos Indígenas”.
Realização
Apoio