FAS repudia denúncia falsa sobre Bolsa Floresta
15/04/2010
A Fundação Amazonas Sustentável – FAS lamenta que matéria veiculada pela Agência Estado, intitulada “Apenas Metade do Bolsa Floresta foi pago, acusa ONG”, publicada no dia 14 de abril, não tenha sido fiel a verdade dos fatos.
Durante a entrevista foram apresentados à jornalista inúmeros documentos, incluindo relação de nomes dos beneficiários do Bolsa Floresta e extratos bancários que comprovam os pagamentos realizados, o que foi ignorado na matéria. O GTA, por outro lado, jamais procurou a FAS para tentar confrontar seus dados verdadeiros, fato que gerou toda esta celeuma.
O Programa Bolsa Floresta beneficia 6.816 famílias (dado de março de 2010) que vivem em 14 Unidades de Conservação estaduais do Amazonas. Além do pagamento direto aos ribeirinhos, o Programa é composto por três outros componentes: Bolsa Floresta Renda – geração de renda baseada em atividades sustentáveis; Bolsa Floresta Social – apoio à organização social; e Bolsa Floresta Associação – melhoria dos indicadores sociais.
A FAS é uma instituição privada, sem fins lucrativos, e destina 78% dos seus recursos orçamentários para atividades fins, ou seja, em benefício direto para a população ribeirinha. Apenas 22% do orçamento são aplicados para manter a estrutura da Instituição.
Toda a gestão da contabilidade da FAS é feita pela Deloitte Touche Tohmatsu e auditadas externamente pela PricewaterhouseCoopers. As duas empresas possuem elevada reputação e atendem as mais importantes empresas do Brasil e do mundo.
As contas e os relatórios da Fundação são aprovados pelos Conselhos Fiscal e de Administração da FAS e submetidos ao controle e fiscalização do Ministério Público Estadual (MPE).
Os pagamentos da FAS são feitos sem atraso, mensalmente, como comprovam os documentos que foram apresentados à reportagem, mas que foram ignorados pela reportagem.
As informações relativas à prestação de contas da FAS constam no Relatório de Gestão 2009, que está disponível aos interessados na sede da Fundação e no site fas-amazonia.org. A lista dos beneficiários do Programa Bolsa Floresta também está disponível no site.
A FAS gostaria de deixar claro aos seus colaboradores e parceiros que todos os recursos estão sendo aplicados de forma ética, eficaz e transparente. Repudiamos o denuncismo vazio, típico de momentos eleitorais.