RDS de Mamirauá recebe segunda missão do Bolsa Floresta
25/08/2008
A segunda missão da equipe da Fundação Amazonas Sustentável à Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá, levando o Programa Bolsa Floresta, saiu no dia 22 de agosto às 20h do Porto da Manaus Moderna, com 15 mobilizadores socioambientais e dois coordenadores de expedição. O objetivo da missão é a atualização do banco de dados e o levantamento de novas famílias.
O trabalho, que está sendo feito em parceria com o IDSM (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá), deverá fazer 800 levantamentos socioambientais e sete oficinas de formação sobre o Programa Bolsa Floresta. As oficinas, com duração de dois dias cada uma, serão empreendidas nas áreas dos rios Panauã, Aranapu, Solimões e Japurá. Na parceria, o IDSM cede técnicos de campo e parte de sua infra-estrutura na RDS local.
Equipe na sede da Fundação um pouco antes da saída para RDS de Mamirauá
Otimismo é o espírito vigente na missão que já está em Mamirauá. Para Mauro Cristo, líder de planejamento estratégico de campo da FAS, “a parceria com o Instituto Mamirauá foi decisiva, uma vez que o profundo conhecimento da região que os técnicos do instituto detêm colaborou para agilizar o planejamento da missão”. Jousanete Lima, mobilizadora socioamabiental, destaca: “É grande nossa expectativa de que este trabalho venha melhorar a vida dos comunitários”. Rosival Dias, líder de programação de campo conclui: “Nossa equipe, agora mais experiente, em parceria com o IDSM e sua já conhecida experiência, tem tudo para trazer excelentes resultados.”
Esta é a terceira missão do Programa Bolsa Floresta no período de junho a julho. A primeira aconteceu nas RDS do Juma e do Madeira e a segunda na Floresta Estadual (FLOREST) de Maués. Até a primeira quinzena de agosto deste ano o total de beneficiados pelo Bolsa Floresta atingiu a marca das 2.076 famílias.