Acordo já garante pirarucu nas lojas do Grupo Pão de Açúcar - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Acordo já garante pirarucu nas lojas do Grupo Pão de Açúcar

Acordo já garante pirarucu nas lojas do Grupo Pão de Açúcar
abril 21, 2011 FAS

Acordo já garante pirarucu nas lojas do Grupo Pão de Açúcar

21/04/2011

O acordo de cooperação mútua firmando entre o Grupo Pão de Açúcar, o Governo do Amazonas e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), no último dia 25 de março, já está garantido a venda do peixe pirarucu nas lojas do GPA nesta Semana Santa.

Pirarucu vendido em uma das lojas do Grupo Pão de Açúcar

O objetivo do acordo é desenvolver a cadeia sustentável de produtos da Amazônia, como a castanha-do-brasil, o açaí, o pirarucu, entre outros. A iniciativa prevê a união de esforços de todos os segmentos da cadeia produtiva para o seu desenvolvimento.

Peixe é um dos mais apreciados da culinária regional no Amazonas

Está previsto a contrapartida técnica e articulação do governo em ações voltadas à sustentabilidade da produção de pirarucu, açaí e castanha-do-brasil. Entre as responsabilidades da FAS no acordo está a de manter o compromisso de investimento no Programa Bolsa Floresta, que estimula a geração de renda através da produção sustentável nas Unidades de Conservação do Estado. Já ao Grupo Pão de Açúcar caberá ampliar a compra do pirarucu, que, em 2010, foi de cinco toneladas, diante das 60 mil toneladas de peixe comercializadas pela rede. Caberá ao GPA também identificar os produtos provenientes do bioma Amazônia que a rede de supermercados comercializa e certificar-se que eles cumprem critérios sociais e ambientais.