Aeroporto de Manaus recebe edição especial da Feira da FAS e roda de conversa sobre empoderamento feminino - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Aeroporto de Manaus recebe edição especial da Feira da FAS e roda de conversa sobre empoderamento feminino

Aeroporto de Manaus recebe edição especial da Feira da FAS e roda de conversa sobre empoderamento feminino
março 23, 2023 FAS

Aeroporto de Manaus recebe edição especial da Feira da FAS e roda de conversa sobre empoderamento feminino

23/03/2023
Duas mulheres indígenas, expondo seus artesanatos na Feira da FAS, realizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

O Aeroporto Internacional de Manaus irá receber, nos dias 26 e 27, uma programação especial realizada em conjunto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). No dia 26 de março, o local receberá uma versão da tradicional Feira da FAS, das 9h às 18h e com entrada gratuita. Já no dia 27 de março, acontecerá uma roda de conversa sobre empreendedorismo para mulheres amazônidas.  

As ações fazem parte da programação especial em homenagem ao mês da mulher e do seminário Mulheres da Floresta, um evento promovido pela FAS que acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de março com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino em comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia. 

Na Feira da FAS, que acontecerá no saguão de acesso à área de check-in do aeroporto, os visitantes encontrarão 10 empreendedores e empreendedoras com produtos ligados à economia verde e criativa de Manaus, como acessórios para cabelos, artesanato, plantas, produtos de jardinagem, artigos de beleza, colecionáveis, óleos essenciais, pinturas, entre outros. 

Já no dia 27 de março, segunda-feira, a FAS promove a roda de conversa “A Amazônia Feminina”, que contará com a presença da superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da FAS, Valcléia Solidade, da gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), Valéria Lapa, da CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia (administrada pela rede VINCI Airports), Karen Strougo, da liderança indígena e empreendedora Neurilene Cruz e de Izolena Garrido, empreendedora, liderança feminina e artesã.  

A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, afirma que o debate sobre o protagonismo e empoderamento das mulheres na Amazônia é extremamente importante e necessário. “As mulheres precisam ocupar cada vez mais espaço de liderança, na sociedade, nas empresas, na floresta. Esta Roda de conversa e a feira da FAS colocam em prática a política da VINCI Airports de promover a diversidade, através de exemplos concretos e do debate aberto. Nos sentimos honrados em sediar essa ação e participar ativamente da conversa”.  

 “Não é de hoje que a FAS trabalha esta temática e ainda que de forma tímida, vemos a realidade se transformando e as mulheres se empoderando cada vez mais. Esta atividade é muito especial, porque será a primeira vez para algumas participantes em visitar o aeroporto e isto tem um impacto muito grande”, frisa a coordenadora da Feira da FAS, Cristine Rescarolli. 

 

Sobre o Seminário Mulheres da Floresta 

Entre os dias 28 e 30 de março, a FAS irá promover o ‘Seminário Mulheres da Floresta’, cujo objetivo é potencializar o protagonismo feminino das populações tradicionais moradoras de áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Quilombolas) da Amazônia, a fim de fortalecê-las nas tomadas de decisões em seus territórios.  

Com rodas de conversas sobre desafios, papel das políticas públicas, movimentos sociais e gestão de negócios, o evento reúne 70 mulheres de organizações comunitárias de diferentes regiões da Amazônia, além de empreendedoras, pesquisadoras, ativistas e especialistas de centros urbanos.   

Ao fim, as participantes também organizarão um Manifesto das Mulheres da Floresta, que incluirá os seguintes temas norteadores: Mudanças Climáticas, Segurança, Educação, Saúde, Desenvolvimento econômico, Empoderamento e Infraestrutura comunitária. 

 

Sobre o aeroporto de Manaus  

O Aeroporto de Manaus, integrante da rede VINCI Airports, localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do país. 

 

Sobre a VINCI Airports  

Principal operadora privada de aeroportos do mundo, a VINCI Airports opera mais de 65 aeroportos em 12 países na Europa, Ásia e Américas. Graças à sua experiência como integrador global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e administra aeroportos, fornecendo sua capacidade de investimento e seu know-how na otimização do desempenho operacional, modernização de infraestruturas e gerenciamento de suas operações e transição ambiental. A VINCI Airports é a primeira operadora aeroportuária a se comprometer com uma estratégia ambiental internacional global em 2016, para atingir a meta de emissão líquida zero em toda a sua rede até 2050. 

 

Sobre a FAS   

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda. A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021. 

 

Créditos da imagem: Larissa Silva