“Agita Novo Airão” é lançado para integrar sustentabilidade e diversão no interior do estado - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

“Agita Novo Airão” é lançado para integrar sustentabilidade e diversão no interior do estado

“Agita Novo Airão” é lançado para integrar sustentabilidade e diversão no interior do estado
junho 16, 2018 FAS

“Agita Novo Airão” é lançado para integrar sustentabilidade e diversão no interior do estado

16/06/2018

Um ano após o “Agita Novo Aripuanã”, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), através da Agenda Cidades Sustentáveis, irá promover neste sábado (23) a primeira edição do “Agita Novo Airão”. O evento conta com apoio da Prefeitura do Município de Novo Airão (180km de Manaus) e promete mobilizar toda a complexidade urbana do município com atividades, cursos e oficinas voltados ao aprendizado, conscientização socioambiental e sustentabilidade.
Na noite de sexta (22), na Praça do Dinossauro, acontece a abertura do Agita Novo Airão com atrações musicais, teatrais, de dança e grafitti, porém a programação de mobilização da proposta do evento ocorrerá durante todo o sábado (23). Demais atividades acontecerão no dia seguinte com apoio de parceiros como Pedala Manaus, Fundação Vitória Amazônica (FVA), Fundação Almirinda Malaquias, entre outros.
Segundo a coordenadora da Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Paula Gabriel Carramaschi, a ideia dessa primeira edição é levar um pouco do trabalho de conscientização urbana já feito pela FAS em Manaus para o interior do estado. “O Agita Novo Airão deseja fazer com que os próprios habitantes descubram os potenciais da cidade para a cultura, meio ambiente e cidadania para crianças, jovens e adultos com atividades gratuitas planejadas para que todos redescubram Novo Airão”, afirma.
Dentre as atrações, estão exibições de filmes infantis para crianças, atividades de meditação e acroyoga, oficinas de bike, graffiti interativo e de arte e pintura; haverá paralelamente gincanas de conhecimento e, também, uma pequena feira de mobilização urbana com atividades lúdicas, gastronomia e artesanatos, a “Feira do Agita”. De acordo com a coordenadora, a agenda proposta vai muito além de apenas ser um fim de semana interativo:
“O Agita Novo Airão vem pra fazer que todos consigam ter consciência de que uma praça, uma beira de rio, um espaço urbano em que a população não percebia, pode ser utilizado de formas que levem educação, conhecimento e diversão de uma forma leve e que possa fazer que a população repita essas mobilizações independentemente. O que mais queremos é fazer com que todos tenham o desejo de virar a cidade positivamente”, afirma.
Agenda Cidades Sustentáveis
A FAS acredita que a mobilização conjunta de pessoas pode transformar o espaço urbano, melhorando a qualidade de vida e promovendo o desenvolvimento sustentável para seus cidadãos. Por isso desenvolve desde 2015, uma agenda urbana de engajamento, realizando ações como a Virada Sustentável, a Feira da FAS, diálogos na sede e outras iniciativas catalisadoras de ideias para transformação.