Aliança distribui equipamentos para enfrentamento da nova onda de Covid-19 no interior do AM - FAS Amazônia : FAS Amazônia
01/02/2021
Sem categoria

Aliança distribui equipamentos para enfrentamento da nova onda de Covid-19 no interior do AM


Em mais uma ação emergencial para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no Amazonas, a Aliança Covid Amazonas, coordenada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), realizou nesta semana a entrega de equipamentos e insumos hospitalares para os municípios de Iranduba, Manacapuru e Nova Olinda do Norte. O objetivo da iniciativa é ajudar a suprir as demandas mais urgentes da rede de saúde do interior do estado, que sofre com a falta de infraestrutura e o aumento de casos da Covid-19.

Em Iranduba (a 36 quilômetros de Manaus), foram entregues um ventilador pulmonar, dois concentradores de oxigênio e insumos de ventilação para o Hospital Hilda Freire. Na ocasião, também foram doados três ventiladores pulmonares e diversos insumos para o tratamento de pacientes do Hospital de Campanha de Manacapuru. A ação teve apoio da Hivos e do programa “Todos pela Saúde” do Banco Itaú.

A FAS ainda realizou um treinamento para profissionais de saúde dos dois hospitais beneficiados com foco no processo de instalação, configuração e interface dos equipamentos doados. Além disso, a Fundação garante que as equipes terão suporte técnico sempre que necessário.

Para o município de Nova Olinda do Norte (distante 134 quilômetros da capital), foram enviados três concentradores de oxigênio, dois ventiladores, 2 mil máscaras descartáveis e 200 kits de higiene pessoal.  O transporte dos equipamentos foi realizado com apoio do Grupo Americanas e do Greenpeace Brasil, e as doações articuladas em parceria com Hivos, Parceiros Brilhantes e programa “Todos Pela Saúde”.

De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), dos 257.606 casos confirmados no Amazonas até esta quarta-feira (27), 114.348 são de Manaus (44,39%) e 143.258 do interior do estado (55,61%). Manacapuru possui 5.830 confirmados, Iranduba tem 5.032, e em Nova Olinda do Norte são 1.994 registros.

SOS Amazonas

Com estrutura mais precária se comparados a Manaus, diversos hospitais do interior do estado estão sofrendo com o aumento significativo de internações por Covid-19. Para contribuir neste cenário emergencial, a Aliança Covid Amazonas está promovendo a campanha SOS Amazonas para captação de recursos financeiros e materiais, e realizando a entrega de doações para as regiões mais afetadas.

Máscaras descartáveis e de tecido, álcool gel, medicamentos, oxímetros, termômetros digitais, testes rápidos e uma miniusina de oxigênio estão entre os insumos doados nas últimas semanas pela iniciativa para prefeituras, associações e organizações para o enfrentamento ao novo coronavírus no estado.

Um canal de doação exclusivo para essa situação foi criado e as pessoas podem contribuir pelo PIX CNPJ 09351359000188 ou via cartão de crédito no link abre.ai/sos-amazonas.