Alunos da RDS do Juma participam da 3º Conferência Nacional da Juventude - FAS Amazônia : FAS Amazônia
02/10/2015
Outros

Alunos da RDS do Juma participam da 3º Conferência Nacional da Juventude


Alunos ribeirinhos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma participaram da  etapa regional da 3º Conferência Nacional da Juventude, que reuniu jovens protagonistas de várias partes do Amazonas para debater políticas pUblicas relacionadas ao tema na Ultima semana.
Os estudantes Laelson Ribeiro Palheta e Glemerson Brazão, apresentaram atividades desenvolvidas no NUcleo de Conservação e Sustentabilidade (NCS) Abelha, localizado às margens do Rio Mariepaua, 225 km de Manaus. São ações que vão desde coleta seletiva dos resíduos produzidos pela escola, até rodadas de incentivo a leitura com os ribeirinhos, desenvolvidas com apoio do Programa de Educação e SaUde da FAS.
“Apresentamos vários projetos, que não aconteceriam sem a presença dos alunos. Acho que uma das coisas que podem mudar nas escolas da cidade é a atitude dos alunos. Cuidar da escola traz frutos positivos para todos, os alunos, professores, os gestores”, comenta Laelson, que participou da Conferência pela primeira vez.
O aluno Glemerson Brazão Corrêa já venceu concurso Escrevendo o Futuro, que buscou incentivar a reciclagem e o consumo consciente, reunindo redações de escolas de todo país em 2012. Para ele, participar do debate é uma oportunidade de mostrar ações que dão certo no interior e que também podem dar certo na cidade.
“Estou muito orgulhoso de participar de uma conferência com outras escolas, pois além de entender como uma conferência funciona, pude representar bem a nossa escola e o trabalho de todos os alunos. Lá é tudo feito em conjunto, tem coisas a melhorar, mas desenvolvemos muitas atividades legais”, destaca.
Programa de Educação e SaUde
O PES promove atividades voltadas à ampliação e qualificação da oferta de serviços de saUde e educação para as comunidades ribeirinhas, em parceria com a Samsung e o Banco Bradesco. O programa tem como estrutura de referência nas Unidades de Conservação (UCs), os NUcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCSs), que abrigam escolas de Ensino Fundamental II e Médio. E, a partir dos NUcleos, são desenvolvidas atividades de apoio às escolas das séries iniciais do Ensino Fundamental nas RDSs, bem como ações de qualificação profissional básica para as comunidades. O programa também desenvolve ações voltadas a primeira Infância (0 a 6 anos), por meio do Projeto Primeira Infância Ribeirinha.
Na Comunidade Abelha, os projetos contam com apoio da Editora Abril.