Amazonas incentiva arquearia indígena visando Olimpíada de 2016 - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Amazonas incentiva arquearia indígena visando Olimpíada de 2016

Amazonas incentiva arquearia indígena visando Olimpíada de 2016
março 5, 2013 FAS

Amazonas incentiva arquearia indígena visando Olimpíada de 2016

05/03/2013

Levar o nome do Brasil o mais longe possível na Olimpíada de 2016: o objetivo do país mobilizou a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Federação Amazonense de Tiro com Arco (FATARCO), em parceria com a Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (COIPAM), Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB), e a Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (SEJEL), para uma iniciativa inédita.

O Projeto Arquearia Indígena na Rio 2016 será lançado na próxima quarta-feira, às 8h da manhã, na sede da FAS, por ocasião da inauguração da Escola de Arquearia Floresta Flecha, já filiada na Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO).

Além de valorizar a cultura brasileira por meio do índio da Amazônia, o projeto visa contribuir para o fortalecimento da equipe olímpica Brasileira de Arco e Flecha e popularizar a arquearia no país.

A expectativa é unir empresas privadas comprometidas com o esporte olímpico, governos e organizações da sociedade civil, com foco naquelas que patrocinam modalidades esportivas, atletas e a própria olimpíada Rio 2016. Essa união de esforços deve agregar os profissionais do mais alto nível na área do esporte e as organizações desportivas, comenta a secretária de esportes do Amazonas, Alessandra Campêlo.

Seletiva no Rio Negro

A primeira Seletiva Indígena de Arco e Flecha da Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, sob gerência geral de Márcia Lot e apoio do indígena Fidelis Baniwa (coordenador da COIPAM) aconteceu no Ultimo sábado (02/03), na comunidade Três Unidos. A iniciativa reuniu 17 jovens, de ambos os sexos, na faixa-etária de 14 a 20 anos, que trouxeram arcos e flechas produzidos totalmente na reserva.

Drean, Deivide e Félix foram os destaques da competição. Eles acertaram no alvo, a uma distância de 30 metros. O arco de Drean, feito de um pequeno pedaço de paxiUba, uma árvore típica da região, chamou atenção: totalmente produzido com matéria prima das margens do Rio Cuieiras, afluente da margem esquerda do Rio Negro.

Drean conta que também montou sua flecha na própria comunidade: usou talas de buriti, uma ponta de muirapiranga e uma peninha. “A pena serve para estabilidade, para não variar”, atenta o jovem indígena.

Assim como no Rio Cuieiras, a seleção acontecerá em oito regiões do Estado do Amazonas que possuem aldeias e comunidades indígenas. Os melhores arqueiros receberão alojamento, alimentação, bem como treinamento intensivo, na Vila Olímpica de Manaus, sob os cuidados da SEJEL, com o mesmo técnico da Seleção Amazonense de Tiro com Arco, Roberval dos Santos.

Modalidade olímpica

O Tiro com arco é modalidade esportiva que faz parte do quadro olímpico desde 1900. Em comparação com outras modalidades, o Brasil não tem uma longa história na arquearia. Embora seja um país que cultive raízes indígenas, o esporte só foi difundido como competição na década de 50.

Mesmo assim, o país conta com medalhas internacionais importantes como a conquista do bronze, no Pan-Americano de 1972. Em 1983, o país subiu mais três vezes ao terceiro lugar do pódio. Nos jogos Olímpicos, a equipe de Arco e Flecha brasileira, estreou em 1980, mas não obteve nenhuma posição de destaque. Em Londres, em 2012, contou apenas com um representante.

Hoje no Brasil são 11 federações estaduais ligadas à Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO). No Ultimo Campeonato Brasileiro de Arco e Flecha, em Recife-PE, o Amazonas já subiu ao podium com Larissa Feitosa, Aníbal Forte, Francisco das ChagasCarlos Galindo e Roberval dos Santos.

“Nenhuma outra modalidade se relaciona de forma tão clara e óbvia com a história do Brasil. As populações indígenas habitavam todo o território nacional à época da chegada dos europeus. Foram dizimadas por guerras, escravidão e doenças. Temos uma dívida histórica a ser resgatada”, explica o superintendente geral da FAS, Professor Virgílio Viana.