Artesãos da RDS Rio Negro recebem capacitação para aprimorar negócios - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Artesãos da RDS Rio Negro recebem capacitação para aprimorar negócios

Artesãos da RDS Rio Negro recebem capacitação para aprimorar negócios
outubro 16, 2015 FAS

Artesãos da RDS Rio Negro recebem capacitação para aprimorar negócios

16/10/2015

Os empreendedores ribeirinhos da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro participaram, nos dias 7 e 8 de outubro, de capacitação sobre feiras a artesãos de seis comunidades. O workshop foi oferecido por uma equipe da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com apoio da voluntária Jéssica Bahia.

A equipe visitou empreendimentos, aplicando questionários com intuito de coletar dados e demonstrar para os empreendedores a importância da geração de indicadores, uma vez que é através desses dados que eles poderão ter um controle de crescimento, entrada e saída de produtos, lucratividade, entre outros.

“Ã? importante esse acompanhamento para que possamos gerar indicadores das atividades de turismo e artesanato, e a partir disso criar estratégias que possam ajudar o desenvolvimento dessas cadeias produtivas que tem um grande potencial na RDS Rio Negro”, afirmou a assistente de turismo Josiani Nascimento.
As visitas contaram também com a presença de Sebastião Brito de Mendonça, recém-eleito presidente da Associação de Moradores do RDS Rio Negro, que se colocou à disposição das FAS e buscou entender as necessidades dos empreendedorismos visitados para que possam ser atendidas.

Produtos regionais

O segundo dia da capacitação foi dedicado para o artesanato regional contando com a presença de cinco grupos de artesãos. Atualmente, cerca de 80% dos artesãos dessa região são mulheres. Entre os produtos produzidos tem-se bijuterias, ecojóias, produtos de decoração e cestas. Algumas das artesãs, inclusive, tiveram a oportunidade de ter seus produtos expostos na 1ª Amazon Fashion Venue, que aconteceu na sede da FAS em setembro.
Com grande participação e envolvimento dos grupos, a primeira atividade foi o workshop “Feiras: Oportunidades de Negócios”, ministrado por Jéssica Bahia. A voluntária, que trabalhou como consultora de negócios para um grupo que promove feiras em Goiânia, preparou uma apresentação com vídeos, dinâmicas, dicas e técnicas, capacitando os artesãos não somente para atuar em feiras, mas também em seus próprios negócios dentro da comunidade.
Na parte da tarde, os artesãos tiveram uma mesa redonda liderada por Josiani, onde puderam trocar experiências, expor pontos de vista, conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos grupos envolvidos, expor alguns de seus produtos, aprender um pouco mais sobre a coleta de dados e sua importância e a oportunidade de testar suas técnicas de vendas com os demais presentes.
“Com a experiência, os grupos conquistaram pouco mais de conhecimento e novas amizades. De volta para suas comunidades, os artesãos participantes repassarão para os demais colegas, que não puderam estar presentes, o que aprenderam na capacitação e já começam a se preparar para a Feira Internacional do Amazonas (FIAM), a qual terão a oportunidade de participar e expor seus produtos de 18 à 21 do próximo mês”, explica Jéssica Bahia.