Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalhas de prata e bronze em campeonato nacional - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalhas de prata e bronze em campeonato nacional

Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalhas de prata e bronze em campeonato nacional
novembro 16, 2016 FAS

Atletas indígenas do Amazonas conquistam medalhas de prata e bronze em campeonato nacional

16/11/2016

Por Mariana Filizola

A equipe de tiro com arco do Projeto Arquearia Indígena do Amazonas conquistou três medalhas no 42º Campeonato Adulto de Tiro com Arco, que aconteceu na Ultima semana em Campinas, São Paulo. O evento é a principal competição da categoria a nível nacional, e o time amazonense, pela terceira vez consecutiva, obteve um desempenho superior aos Ultimos anos.

As três medalhas – duas pratas e um bronze – vieram nas categorias individual feminina, dupla mista e equipe mista. A primeira foi da atleta Larissa Feitosa, vice-campeã. A segunda medalha de prata veio também dela em dupla com Gustavo Santos. Já o bronze foi conquistado pela equipe formada por Gustavo, Jardel Santos e Drean Braga. A equipe amazonense contou ainda com a participação dos atletas Nelson de Moraes e Graziela Santos, medalhista no ano passado.
“Todos os atletas da equipe disputaram pelo menos até as quartas de final e no resultado final conquistaram três medalhas. Foi sem dUvidas a melhor participação de uma equipe amazonense no Campeonato” afirma Aníbal Forte, técnico da equipe.
Segundo Aníbal, o ótimo desempenho desse ano vem da continuidade de um trabalho de dedicação e foco dos atletas, fruto também da parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e com a Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) que mantem os atletas na Vila Olímpica de Manaus.
 “Os resultados dessa competição demonstram claramente a evolução deles. Poder desenvolver uma rotina dedicada ao esporte tem sido essencial para isso” afirmou. Mesmo com os bons resultados, os treinos voltaram ao normal logo ao retornarem a Manaus, já com foco no ano que vem: “São atletas com muita força de vontade e com uma determinação incrível. O resultado esse ano foi bom, mas no ritmo em que estão, a esperança é que ano que vem seja ainda melhor” concluiu o técnico.

Sobre o Projeto Arquearia Indígena do Amazonas

O Projeto Arquearia Indígena do Amazonas tem o objetivo de contribuir para a popularização da arquearia e fortalecer a imagem e autoestima das populações indígenas da Amazônia. A ação é uma iniciativa da FAS, em parceria com a Federação Amazonense de Tiro com Arco (Fatarco) e apoio da Confederação das Organizações e Povos Indígenas do Amazonas (Coipam), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer do Amazonas (Sejel).
A iniciativa é uma parceria com a TAM e conta com o patrocínio das Lojas Bemol e Fogás, por Meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e de forma inédita, pretende colaborar para a formação de atletas de alto rendimento e o fortalecimento da equipe brasileira de tiro ao arco para competições locais, nacionais e internacionais, incluindo a Olimpíada do Rio, em 2016, e com apoio do Banco Bradesco.