Benefícios ambientais e sociais do REDD são abordados em curso sobre REDD - FAS - Fundação Amazônia Sustentável
DOE PARA FAS

Benefícios ambientais e sociais do REDD são abordados em curso sobre REDD

Benefícios ambientais e sociais do REDD são abordados em curso sobre REDD
março 23, 2010 FAS

Benefícios ambientais e sociais do REDD são abordados em curso sobre REDD

23/03/2010

Por Monick Maciel

O superintendente geral da FAS, Virgílio Viana, e o superintendente técnico-científico, João Tezza Neto, participam como palestrantes do primeiro curso para “Elaboração de Projetos e Atividades para Redução de Emissões do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD)”, realizado pelo Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas), em parceria com a Carbon Decisions International e o Grupo Katoomba. O treinamento foi iniciado no dia 22 e segue até quinta-feira, dia 25, em Manaus.

Virgílio Viana, pós-doutorado em desenvolvimento sustentável pela Universidade da Flórida, fará uma palestra, neste dia 23, sobre o “Desenho e implementação de atividades para a geração de benefícios sociais e ambientais em projetos de REDD”.

De acordo com a programação do evento, serão abordados assuntos como as atividades para a geração de renda e desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais, as diferentes modalidades de distribuição de benefícios e o vínculo com políticas e programas governamentais. A experiência prática da FAS com o programa Bolsa Floresta será um dos cases em estudo.

Já o projeto de REDD da RDS Juma, primeiro projeto desta natureza do Brasil e primeiro do mundo a obter o padrão ouro pelo sistema internacional CCBA, será tema da palestra do economista João Tezza Neto, amanhã, dia 24. A FAS é responsável pela implementação do projeto, no município de Novo Aripuanã, no Amazonas.

“É muito importante para o desenvolvimento do mecanismo de pagamento por serviços ambientais formar técnicos e profissionais para atuar nesta área. Esse curso é uma iniciativa da mais alta relevância que estuda casos concretos de implementação de REDD na América Latina. Neste contexto, o projeto da RDS do Juma tem o seu destaque”, afirmou Tezza Neto.

Acompanhe nossas notícias no twitter: www.twitter.com/fasamazonas.